Início Site Página 564

Telcos: um acelerador de crescimento para a economia pós-pandemia da África

Maputo (IKWELI) – As empresas de telecomunicações têm um papel significativo a desempenhar na África como aceleradoras de crescimento, à medida que buscamos reduzir a exclusão digital e construir uma economia pós-pandemia resiliente.

As melhores estratégias para alcançar isso ainda estão sendo identificadas, mas está claro que a solução será uma combinação de investimento financeiro, infraestrutura, conectividade de banda larga de alta velocidade expandida e implantação da inovação pela qual a indústria de telecomunicações é tão conhecida.

Pesquisa pandêmica 

Na Delta Partners, recentemente conduziu-se pesquisas e produziu-se um relatório sobre as perspectivas pós-pandemia para operadoras de telecomunicações, onde consolidamos as opiniões de especialistas de cerca de 100 executivos seniores de telecomunicações de todo o mundo.

No nível regional da África, o bloqueio viu um aumento significativo na conectividade de dados. Isso deveu-se a um claro aumento na aceitação do consumidor em aplicativos como videoconferência, streaming de vídeo, redes sociais e jogos.

Um crescimento semelhante no consumo de dados foi experimentado no lado corporativo, à medida que as empresas mudaram rapidamente para modelos de trabalho em casa.  Também significativo foi que, no lado empresarial, surgiram evidências claras de uma demanda reprimida por soluções baseadas em nuvem. No curto a médio prazo, pode-se presumir com segurança que haverá a necessidade de construir e expandir redes confiáveis, seguras e de baixa latência.

Sobre a questão das despesas de capital, embora os líderes europeus tenham percebido uma desaceleração nos gastos após a pandemia, a situação era bem diferente em África. Cerca de 58% dos líderes que operam em países africanos viram a pandemia como um acelerador da indústria.

Aprofundando os resultados da pesquisa, sobre a questão dos modelos de rede e investimento em infraestrutura, a África emergiu como a região de maior pontuação, com 83% dos entrevistados esperando uma mudança maior para modelos de compartilhamento de infraestrutura passiva e 75% dos entrevistados viram um aumento para a adoção do compartilhamento de RAN.

Sobre o impacto da pandemia em suas marcas, 67% dos entrevistados na África acreditaram que houve um impacto geral positivo em sua marca devido às respostas rápidas que conseguiram demonstrar para reduzir a ansiedade e a incerteza durante o surto e onde haviam demonstrado sua capacidade de lidar com o tráfego de rede mais alto.

Perspectiva de gastos com infraestrutura inteligente em um nível alto, o setor de telecomunicações tem mostrado boa resiliência na maioria dos países africanos e os resultados da pesquisa apontam para boas perspectivas para o setor de telecomunicações em África.

No entanto, existe uma condição. O sucesso da expansão das telecomunicações dependerá da abordagem correta do setor em relação aos investimentos, bem como às parcerias. Isso inclui o ritmo em que construímos ou reaproveitamos infraestrutura em grande escala para maior conectividade de dados.

É necessário um foco maior nos aspectos de investimento e operacionais das partes de contratação de infraestrutura (infraco) do negócio telco.  Com a sua grande demografia jovem, a África continuará a experimentar altos níveis de migração rural para urbana e precisará diversificar as economias para criar crescimento e fornecer estímulo ao crescimento em outras indústrias. A maneira mais eficaz de fazer isso é encorajar uma mudança dos setores baseados em commodities para a indústria de TIC.

Isso, também, exigirá uma expansão das redes de telecomunicações. À primeira vista, o investimento em infraestrutura de telecomunicações pode parecer uma perspectiva assustadora e, dado o relativo subinvestimento em infraestrutura na maioria dos países africanos, os modelos de parceria podem ser uma forma de desviar os investimentos e alcançar um nível mais alto de sucesso.

Por exemplo, os 6,5 milhões de km de estradas de África podem ser usados para transportar cabos de telecomunicações. Da mesma forma nossas redes de eletricidade, completas com postes de transporte de cabos. Até mesmo canos de água podem transportar cabos de telecomunicações, enquanto postes de rua podem dobrar como estações base 5G.

O trabalho em equipa faz o sonho africano funcionar a inclusão digital é vital para todas as economias africanas. Ele oferece oportunidades como um setor por si só, ao mesmo tempo que fornece a conectividade que pode transformar indústrias legadas e equipá-las para o futuro.

No entanto, construir a infraestrutura de telecomunicações para habilitá-lo pode ser caro. A África terá que investir de forma inteligente. Investir inteligente significa trabalhar com o que temos e construir parcerias.

Felizmente, trabalhar juntos é uma mentalidade fortemente africana. Se pudermos traduzir com sucesso essa propensão de colaborar no espaço das telecomunicações, usando compartilhamento de infraestrutura e parcerias intersetoriais, a capacitação digital de nosso povo pode muito bem ser a salvação do nosso continente. (Redação)

Huawei premiada com solução de operações de rede COVID-19

Maputo (IKWELI) – Uma solução Huawei para apoiar centros de operação de rede durante a pandemia COVID-19 ganhou o prêmio COVID-19 Response no AfricaCom Virtual Awards.

A solução de operações baseadas em grade Huawei O&M Autin ganhou o prêmio, que reconhece organizações e iniciativas que implantaram com sucesso soluções de tecnologia na batalha contra a pandemia COVID-19.

A Huawei foi escolhida como vencedora de uma lista de cinco iniciativas no continente. O AfricaCom Virtual Awards reconhece as contribuições da comunidade tecnológica da África em áreas como liderança corporativa, empreendedorismo, inovação, conectividade, resposta a pandemia e construção de um mundo digital mais acessível e inclusivo.

A Huawei desenvolveu a solução de operação baseada em grade Autin para operações e manutenção de rede (O&M), usando novas tecnologias como blockchain, transformação baseada em grade e a smartisation de operações para permitir a gestão descentralizada de rede durante a pandemia COVID-19.

Cerca de 170 milhões de assinantes móveis na Nigéria, o país mais populoso da África, são atendidos por quatro operadoras principais em cerca de 30.000 locais em todo o país.

A manutenção dessas grandes infraestruturas requer centenas de técnicos de campo e monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O bloqueio e as restrições de mobilidade durante a pandemia colocaram desafios adicionais às operadoras, com aumento do tráfego e restrições ao número de trabalhadores permitidos nos centros de operações de rede (NOCs).

Para enfrentar esses desafios, a Huawei desenvolveu a operação baseada em rede Autin, que descentraliza e gestão de rede capacitando os técnicos de campo com ferramentas digitalizadas para monitorar proativamente os indicadores de qualidade da rede e responder a qualquer degradação antes que os assinantes sejam afetados.

A solução não apenas fornece uma contingência para NOCs dos operadores, essencialmente trabalhando como um “NOC portátil”, mas expande a capacidade de monitoramento de rede com uma operação baseada em rede.

Uma plataforma digital de big data baseada em nuvem está no centro da solução, aproveitando o aprendizado de máquina / IA, algoritmos de previsão e regras inteligentes baseadas em conhecimento.

Um mecanismo de incentivo monetário vinculado a indicadores de qualidade de rede motiva os trabalhadores de campo a abraçar essa mudança de mentalidade.

Finalmente, um centro de comando inteligente, uma “lente de aumento no céu” fornece visibilidade em tempo real do status da rede, geolocalização da equipe e rastreamento de resolução de incidentes.

“A operação de rede baseada em grade melhora a capacidade de previsão e aumenta a agilidade das operadoras na resposta a incidentes de rede”, disse Leo Lu, VP de Serviços Técnicos Globais da Huawei para a África Austral.

“Os trabalhadores de campo deixam de ser passivos reativos e se tornam proativos, graças à tecnologia baseada em nuvem que lhes dá visibilidade e acesso a um banco de dados de conhecimento para resolver falhas de rede.

“O despacho inteligente e um plano de incentivo baseado na qualidade da rede são recursos móveis adicionais que melhoram o bem-estar dos trabalhadores de campo e reduzem sua exposição à pandemia”, concluiu Leo Lu. (Redação)

Huawei Cloud impulsiona o sucesso da plataforma africana de comércio eletrônico

  • O suporte da Cloud e da loja de aplicativos desempenha um papel crítico para garantir o sucesso das plataformas de comércio eletrônico na África.

Maputo (IKWELI) – Esta foi a visão de Lulu Haangala Wood, cofundadora e CMO da Afrishop, um centro de comércio eletrônico que oferece compras convenientes e de qualidade bem como logística acessível para o mercado africano. Ela falava no Huawei Cloud & AI Forum, um evento online AfricaCom 2020, parte do Africa Tech Festival que decorreu de 9 a 13 de novembro de 2020 em Johanesburgo.

A Afrishop lançou sua oferta com o suporte da Huawei Cloud, oferecendo compras on-line convenientes, serviços de logística e correio acessíveis. O objectivo da Afrishop é criar um serviço de entrega mais conveniente e acessível para os consumidores que procuram produtos de qualidade da China.

No seu lançamento e desenvolvimento, a Afrishop obteve suporte da infraestrutura Huawei Cloud e da Huawei AppGallery, a app store para smartphones Huawei.

“Estamos disponíveis nas lojas de aplicativos Android e Apple, mas nossa vantagem competitiva é que estamos disponíveis no Huawei AppGallery nos telefones Huawei, amplamente usados na África”, disse Haangala Wood.

“Ter essa parceria da Huawei para lançar nosso aplicativo na app store realmente nos ajudou, e vimos um grande aumento nos downloads.” Ela disse que há muito tempo e necessidade de um bom sistema de gestão da cadeia de abastecimento para os consumidores africanos. Afrishop se propôs a fornecer conveniência e entrega de última milha acessível, directo na porta do cliente.

“Oferecemos serviços B2C e B2B para clientes que desejam comprar peças individuais, bem como atendimento de pedidos em massa”, disse Haangala Wood.

“Nossos principais serviços são compras online e gerenciamento da cadeia de suprimentos, e nossa solução é mais rápida, fácil e conveniente do que outras plataformas. Nosso cliente tem acesso por meio de nosso aplicativo e nosso site, porque os aplicativos ainda não têm uma grande aceitação em todos os territórios africanos.” Haangala Wood disse que a Afrishop viu 10.000 downloads na primeira semana e continuou a crescer nos últimos nove meses. A plataforma opera na Zâmbia, África do Sul, Quênia, Uganda, Nigéria, Gana e Angola.

“O marketing de influência tem sido uma grande parte da nossa estratégia, assim como o marketing offline por meio da mídia tradicional, que continua relevante no mercado africano”, disse Haangala Wood.

“No entanto, nosso foco tem sido o marketing digital. Com nosso aplicativo actual, a distribuição e a listagem na galeria de aplicativos da Huawei têm custo zero. “Continuamos aprimorando nosso aplicativo e esperamos poder continuar nossa grande parceria com a Huawei Cloud”, disse Haangala Wood.

“A Covid-19 nos atingiu, mas estamos animados em ver que mais pessoas estão olhando para o comércio eletrônico como seu canal de compras preferido.”

O Huawei Cloud & AI Forum é um evento organizado regularmente pela Huawei para a indústria africana de TIC. O tema do evento deste mês é “Novo Valor Juntos”, com o objectivo de estabelecer uma abertura, plataforma cooperativa para clientes e parceiros explorarem novas oportunidades para um futuro inteligente. (Redacao)

Contrabando de combustíveis leva ao encerramento de 7 estabelecimentos de abastecimento em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Autoridade Tributária de Moçambique (AT), delegação provincial de Nampula, ordenou o encerramento de, pelo menos, 7 estações de serviços de abastecimento de combustíveis devido ao seu envolvimento no contrabando de produtos petrolíferos, sobretudo a gasolina.

O porta-voz da instituição, Alberto Constantino, disse, em colectiva de imprensa realizada na manhã de ontem, quarta-feira (25), que todos os 7 estabelecimentos estão localizados na cidade de Nampula.

Recorde-se que nos últimos tempos a cidade de Nampula assiste ao surgimento de bombas de abastecimento de combustíveis de forma titubeante, sem a observação dos pressupostos legais e ambientais para o efeito.

“Nós recebemos uma denúncia a dar conta de contrabando de combustíveis na nossa cidade,e com a pertinência de termos fuga ao fisco dos contribuintes, através de uma equipa de técnicos vinda da capital moçambicana foi nos possível identificar sete gasolineiras com infracções no que tange à combustível gasolina. Nessas infracções identificadas as sete gasolineiras foram encerradas para,posteriormente, junto ao tribunal Aduaneiro, fazer-se a respectiva multa em referência as infracções detectadas”, referiu Constantino, para quem, “as gasolineiras que estão com o processo são da cidade de Nampula, mas pretendemos fazer um trabalho,também,ao nível dos distritos de Monapo, Angoche, Nacala-a-Velha e Nacala-Porto, respectivamente”.

Num outro desenvolvimento, o porta-voz da AT em Nampula prossegue que “de acordo com o diploma ministerial 50/2017,de 11 de Julho,estão lá acomodados dois tipos de regime em relação ao processo do transporte do combustível. O primeiro processo é do combustível que vai via trânsito, esse está isento as imposições aduaneiras, entre outras, porque vai para um país e é comercializado no país de origem.Em segundo, temos o comércio interno, que é feito a partir do Porto de Nacala, onde é abastecido os tanques aos sujeitos passivos e é medido a partir de uma substância, esse deve ser transferido até as gasolineiras, chegado às gasolineiras, tem de ter dois funcionários um das alfândegas e um de recursos minerais, onde é feita uma perícia junto as bombas através de uma medição a respeito do combustível existente, onde detectamos de o combustível foi ou não contrabandeado”.

Por fim, a fonte concluiu que “dentro desse processo todo estamos a falar de 10.496.5 litros de combustíveis apreendidos, e ainda não temos ninguém detido, mas certificamos que as empresas estão encerradas”. (Esmeraldo Boquisse)

Traumas do passado perseguem crianças acolhidas em centros públicos e privados

Nampula (IKWELI) – Brigas entre pais, pobreza e a vulnerabilidade fazem parte dos traumas que ainda atormentam crianças que vivem em centros de acolhimento na cidade e província de Nampula, no norte do país.

Recordar-se destas e outras situações faz com que os menores passem parte do seu tempo em lágrimas, pelas dolorosas lembranças.

Uns órfãos de pai e mãe, e outros nem por isso, o facto é que mesmo tendo os seus progenitores ainda vivos, foram susceptíveis ao abandono num mundo em que, actualmente, é bastante perigoso e agressivo. Essas crianças, para além de carregar consigo lembranças drásticas vividas no seio dos seus familiares a quem deveria prestar zelo e protecção, carregam na mente a incerteza de voltar a rever os seus familiares.

Lurdes Muva, menor de 10 anos de idade, foi acolhida no Infantário Provincial de Nampula, que fica localizado no posto administrativo autárquico de Muatala, concretamente na zona da Faina.

Aquele local, foi o único refúgio que a menor encontrou, depois de não resistir mais as violações físicas protagonizados pela madrasta.

Aos seis anos de idade a menor teve que passar a fazer trabalhos pesados em sua casa, para justificar as refeições.

Natural da província da Zambézia, esta menor conta que a madrasta a violentava frequentemente, perante a ausência da reação do pai para protegê-la.

A mesma fonte se recorda que a madrasta tentou queimá-la com água quente, mas, graças a Deus tal não sucedeu. “Eu fugi de casa porque a minha madrasta sempre me batia. Um dia aqueceu água, esperou eu sair e quis me queimar, por isso fugi e comecei a viver na rua, daí um tio me levou na esquadra”.

Actualmente, se sente mais segura, mas está convicta que o ambiente familiar lhe faz muita falta. “Fico triste porque estou há quatro anos aqui e os meus pais nunca procuraram saber de mim, parece que nem se lembram que tem uma filha”, mesmo assim, a esperança de um dia rever os pais prevalece.

Lurdes tem o sonho de advogada, actualmente frequenta a 6ª classe, e está decidida em prosseguir com os estudos para alcançar o seu sonho.

No bairro de Natikiri fica localizado o Centro de Acolhimento Betel, uma iniciativa privada, pertencente a uma congregação religiosa.

Jossias Patrício, de 15 anos de idade, é um dos menores acolhido naquele centro desde o ano de 2008, e actualmente frequenta a 8ª.

A história do Jossias é de bradar os céus, e segundo conta foi abandonado em uma lixeira pela própria progenitora, e o pior não aconteceu porque pessoas de boa-fé o acolheram.

Esta situação concorreu para que o menor se virasse quanto cedo para cobrir as suas necessidades, e aos 10 anos já tinha habilidades em carpintaria, o que lhe valeu a escolha de ser carpinteiro do centro que o acolhe.

 

“Não entendo porque fui abandonado”, procura o menor entender a barbaridade cometido contra si, prosseguindo que “cresci num ambiente diferente daquele que os meus colegas da escola vivem, e me questionou todos os dias onde e como ficarei quando tiver os meus 18 anos e não poder mais ser acolhido aqui [no centro Betel]”.

Jossias não tendo familiar consanguíneo, aderiu ao adagio popular, segundo o qual “amigo é família que nós escolhemos”, por isso é com os companheiros do centro de acolhimento Betel que o menor constitui uma família.

Para aliviar a pressão do pensamento para procurar entender as razões do seu abandonado, este nosso entrevistado refere que “toco e canto porque é uma maneira de lembrar de uma família que eu não conheci”.

No mosteiro Mater Dei, a equipa do Ikweli entrevistou o menor Sérgio Jorge, de 15 anos de idade, o qual foi parar naquele internato fugindo dos constantes desentendimentos entre os seus pais, precedido de uma passagem habitacional pelas ruas de Nampula.

“Meus pais sempre discutiam e era por minha culpa, diziam que estão juntos para eu crescer e se divorciarem e todos os dias os meus pais lutavam, por isso preferi fugir de casa e viver na rua”, conta Sérgio, com um olhar triste.

A cada entrevista que conduzíamos, chegavam, cada vez mais, histórias de cortar o coração. A menor Edna Mário, por exemplo, teve de recorrer a um centro de acolhimento porque a avó não dispunha de condições para lhe cobrir as despesas de forma condigna.

Apesar de tudo, esta nossa entrevista avança que “somos bem acolhidas aqui, mas ainda sinto saudades das minhas amigas e da minha avó”.

Enquanto isso, uma análise feita pela direcção do Infantário Provincial, segundo a respectiva directora, Adelina Pascoal, concluiu que “nós verificamos e concluímos que o divórcio e a falta de harmonia no lar associado a pobreza e vulnerabilidade tem sido uns dos motivos  de crianças estarem nos centros de acolhimento”, acrescentando que “é triste e lamentável ver pais e encarregados de educação que abandonam os seus filhos e trazem para os centros, porque embora tenham toda assistência necessária o centro não se compara com a sua verdadeira família, mesmo que esta seja extremamente necessitada”.

O quotidiano nos centros

 A rotina dos menores nos centros de acolhimento é, praticamente, a mesma. Seguindo um processo educacional rígido, preenchendo os dias com pequenas tarefas, efectuadas segundo a idade de cada criança, incluindo a frequência escolar.

“Tentamos incutir isso nas crianças. Os mais velhos  ajudam os mais novos, não deixamos as crianças  sem fazer as actividades de casa, porque um dia essas crianças serão grandes e estarão em suas próprias casas, e até lá devem saber de tudo, os mais pequenos fazem as tarefas pequenas como tirar o lixo, regar as plantas enquanto os grandinhos lavam, cozinham e limpam os quartos”, contam os gestores dos centros de acolhimento, prosseguindo que “nos tempos livres as crianças aprendem diversas actividades, como é o caso de corte e costura, serralharia, tocar instrumentos musicais, artesanato, jogos, incluído o ensinamento da palavra de Deus”.

Para os gestores destes centros, cuidar de crianças é um desafio enorme, tanto do ponto de vista psicológico, assim como espiritual, tal como disse a assistente social do centro de acolhimento Envajafrica, Artemisa Mocala.

“Trabalhar com criança não é tão fácil, recebemos crianças traumatizadas, experiências de crianças que teve antes de estarem ao nosso cuidado e é nossa responsabilidade curar a criança e levá-la em outras dimensões, visto que temos um padrão que desenhamos do tipo de criança que queremos formar. Estar bem alimentada, ser respeitosa, que saiba oferecer e que  saiba agradecer, recebemos crianças com comportamentos diferentes para retirar  a criança no estado actual que se encontra precisa de dedicação, paciência e acima de tudo muito amor”, reconhece Mocala, avançando que “para garantir as formações, técnicas, básicas, médias e até mesmo superiores depende muito das facilidades que temos naquele momento, garantir todas as refeições para as crianças, e os medicamentos. Tudo isso não tem sido fácil, principalmente para nós que não temos comparticipação do estado, porém não somos 100% autossustentável e isso afecta-nos muito”.

O papel do governo

A província de Nampula conta, actualmente, com 14 centros de acolhimentos de crianças vulneráveis, cuja maioria é gerida por missionárias de caridade.

O departamento da Criança e Acção Social, entidade governamental, tem o papel de fiscalizar os centros para garantir que as crianças tenham um acolhimento condigno, sem que os seus direitos sejam violados.

Devido a violação das normas elementares em instituições do género, pelo menos, 30 centros de acolhimentos de crianças órfãs e vulneráveis foram encerrados em vários distritos da província, sobretudo os localizados nas zonas costeiras.

O responsável deste departamento governamental, Egídio de Sousa, garantiu que, no mínimo, 50% dos trabalhadores em exercícios naqueles centros tem uma instrução sobre a área de acção.

“Nós, como instituição do estado que tutela os direitos das crianças, temos tido a missão de fazer o acompanhamento, em todos os centros de acolhimento para ver se as crianças estão a ter o apoio devido, e quando as condições desses centros não são apropriadas nós acabamos, a todo o custo, procurando os familiares e de acolhimento para poder reintegrar as  crianças, o centro de acolhimento deve ser a última alternada que uma criança deve ter”, disse a nossa fonte. (Elisabeth José *Fotos: Hermínio Raja)

Coll Pixie: músico sul-africano que pretende estabelecer parcerias em Moçambique

Maputo (IKWELI) – O Jovem músico Sul-africano, Coll Pixie, pretende estabelecer parcerias com alguns músicos moçambicanos e encontrar oportunidades para outras áreas de interesse cultural tendo em vista à produção e gravação de seu álbum musical.

Essas intenções foram deixadas durante a conferência de imprensa que Coll Pixiedeu, recentemente, na cidade de Maputo, acompanhado pelo seu manager que, por sinal é moçambicano.

Na capital do país, para além de concertos já agendados, Pixie pretende criar laços com alguns músicos moçambicanos como o Mr. Bow e Lizha Jamespara gravar algumas músicas do seu vasto reportório que, na sua óptica, esses dois são os que se enquadram no seu estilo musical.

Para o músico, é uma satisfação enorme estar em moçambique para promover suas músicas. “Estou muito feliz em estar aqui a promover as minhas músicas, considero moçambique como a minha segunda casa, até porque tenho motivos para isso tendo em conta que a minha mãe é moçambicana”, disse.

No seu vasto reportório constam mais de 14 músicas que pretende compilar no seu álbum.

Com efeito, o músico agendou dois concertos para esta sexta-feira, dia 20 e no sábado e tem na sua bagagem uma serie de entrevistas para divulgar os seus projectos.

Para além de cantor, o jovem músico é também fotojornalista, profissão que exerce no seu tempo livre. (Redação)

 

Dispositivos acessíveis como uma grande oportunidade na condução da migração 4G

Johannesburg (IKWELI) – Existem oportunidades de negócio significativas no espaço de banda larga móvel na construção de um ecossistema de dispositivos móveis acessíveis para apoiar a migração dos utilizadores para a tecnologia de rede celular 4G e 5G.

Esta foi a mensagem emergente do 5º Salão de Banda Larga Móvel Huawei Africa a decorrer no Festival Africacom Africa Tech em linha de 9-12 de Novembro.

Os delegados ouviram que a indústria das Tecnologias de Informação e Comunicação nunca tinham sido tão importantes para a sociedade, e que estava agora na vanguarda do desenvolvimento social e do restabelecimento das economias afectadas pela pandemia da COVID-19.

“A conectividade é a base da transformação digital”, disse o facilitador do Salão Mohamed Madkour, Vice-Presidente, Carrier Business Marketing e Soluções para a Huawei. “Já é tempo de abordarmos a conectividade móvel não só em termos de velocidade ou capacidade ou cobertura, mas também em termos de acessibilidade do ecossistema, acessibilidade económica, conveniência e valor”.

O evento ouviu dizer que, segundo o GSM, o número de utilizadores de 4G em África deveria triplicar nos próximos cinco anos, com a cobertura da população a aumentar dos actuais 55% para 80% em 2025.

“A conectividade universal em África precisa da colaboração proactiva de todos os interessados para desenvolver negócios lucrativos e também encorajar o investimento”, referiu Madkour.

Roy Zheng, Director de Desenvolvimento de Negócios no Estrangeiro de um dos fabricantes de semicondutores, disse que desde a pandemia, a procura de tabletes na educação tinha explodido. Para satisfazer esta procura, a sua empresa estava a produzir chipsets que permitem a produção de tabletes a preços a partir de 48 dólares (R750).

“A adopção de tecnologia mais eficaz e de menor custo pode levar à adopção de 4G”, disse Zheng. “Somos capazes de fornecer chipsets para telemóveis com preços a partir de $31 (R485), o que poderia ser a entrada ideal de telefones inteligentes para a migração 4G”.

Também falando no Salão, Lin Ranhao, Presidente Executivo da Tele 1, fabricante de telefones inteligentes e tabletes, disse que durante os próximos anos, o crescimento mais rápido da base de utilizadores de 4G era provável que viesse de África.

Ranhao disse que África tinha muitos utilizadores de 2G à espera de mudar para 4G, mas que apesar das infra-estruturas prontas, a penetração de 4G ainda era relativamente lenta. Sugerindo formas de resolver este problema, Ranhao fez uma analogia com a China, que estava a encorajar a produção e compra de veículos eléctricos através de subsídios.

“Se a conversão de 2G para 4G é uma tarefa tão urgente para os transportadores, devemos adoptar uma estratégia mais proactiva, e impulsionar este processo através de subsídios. Afinal de contas, agrupar planos de transportadores com dispositivos subsidiados é uma prática comum em todo o mundo”.

Ranhao referiu que os programas de subsídios combinados com dispositivos de nível básico a preços competitivos reduziriam o limiar para compradores de telefones inteligentes pela primeira vez, acelerariam a migração para 4G e abririam vastas oportunidades de negócio, e de desenvolvimento humano.

“Os lados da procura e da oferta são pilares importantes do negócio da banda larga móvel”, referiu Madkour. “A infra-estrutura e o espectro representam o lado da oferta, enquanto os serviços e o ecossistema são o lado da procura. Podemos impulsionar o negócio dos consumidores mostrando o valor das parcerias em ecossistemas de aparelhos e serviços de conteúdos a preços acessíveis”. (Redação)

A tecnologia é a chave para reduzir a desigualdade

Maputo (IKWELI) – O governo sul-africano está a acelerar as políticas destinadas a utilizar a tecnologia digital para reduzir as desigualdades, criar oportunidades e colher os benefícios das Tecnologias de Informação e Comunicação para um renascimento social e económico pós-pandémico.

Esta foi a mensagem da Ministra das Comunicações, Telecomunicações e Serviço Postal Stella Ndabeni-Abrahams. A ministra discursou na cimeira “Melhor África” no AfricaCom2020, o maior evento de telecomunicações, meios de comunicação e tecnologia em África, que teve lugar virtualmente de 9 a 12 de Novembro.

Ndabeni-Abrahams disse que a comissão da Quarta Revolução Industrial (4IR) do Presidente Ramaphosa já fez várias recomendações chave que foram aprovadas pelo Gabinete. Estas incluem o compromisso de investir no capital humano, o estabelecimento de um Instituto de Inteligência Artificial, a criação de uma plataforma para o fabrico avançado, novos materiais e o apoio a dados de segurança de dados para permitir a inovação.

A Ministra felicitou aos organizadores da Cimeira Huawei pelo evento, que veio “quando as pessoas em todo o lado estão a se posicionar para desempenharem um papel significativo na Quarta Revolução Industrial (4IR)”.

“A tecnologia pode abordar os problemas de desenvolvimento mais difíceis enfrentados pela África do Sul e pelo resto do continente”, referiu Ndabeni-Abrahams. “Ao apoiar as PMEs no desenvolvimento de tecnologia que irá optimizar a prestação de serviços em sectores como a saúde, educação e transportes, podemos simultaneamente melhorar o bem-estar dos nossos cidadãos e tornarmo-nos globalmente competitivos”.

Ndabeni Abrahams afirmou que a COVID-19 tinha confirmado a crença do governo nos dados como um catalisador para a transformação digital e o crescimento económico através de tecnologias e inovações digitais.

Ela disse que isto tinha informado a nova Política de Dados e Nuvem do governo, que visava melhorar o acesso dos cidadãos aos dados e encorajar um novo pensamento sobre o mundo do trabalho.

Fazendo eco do sentimento do Ministro, Leo Chen, Presidente da Huawei na Região da África Subsaariana, apontou a pandemia que desencadeou uma mudança a longo prazo no comportamento das pessoas para se manterem em linha.

“Assistimos recentemente ao surgimento de novas exigências de trabalho de casa, de compras em linha e de ensino doméstico, com o tráfego de dados a aumentar mais de 40% e os serviços digitais a florescer em toda a região da África Subsaariana. Estamos gratos por ver que os governos africanos responderam rapidamente à crise, reforçando o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na luta e recuperação, quer através da libertação de espectro temporário, quer através de recomendações políticas”, referiu Chen.

Também falando na AfricaCom, Sharoda Rapeti, um parceiro não executivo da empresa de consultoria Delta Partners, disse que as Tecnologias de Informação e Comunicação poderiam ser “aceleradores de crescimento” na construção de uma economia pós-pandémica resiliente através de modelos de partilha de infra-estruturas e do aumento do investimento.

Ao apresentar os resultados de um inquérito pandémico, Rapeti observou que tinha havido um aumento da conectividade a nível regional em África e sinais de uma procura reprimida de soluções baseadas na Nuvem.

“Cerca de 58% dos líderes africanos inquiridos viram a pandemia como um acelerador da indústria”, referiu Rapeti “estes resultados apontam para boas perspectivas para o sector das telecomunicações em África, desde que adoptemos a abordagem certa ao investimento e às parcerias e implementemos infra-estruturas de conectividade em larga escala ao ritmo certo”.

O Secretário-Geral da ATU, John Omo, disse à conferência que a indústria das Tecnologias de Informação e Comunicação estava a crescer para um novo motor de crescimento económico global.

“Resolver o fosso da desigualdade digital deve ser o nosso objectivo comum para permitir que aqueles com conectividade, ferramentas e competências digitais, e aqueles sem acesso ao mundo digital, se possam encontrar num ponto central”, referiu Omo.

Omo apelou a políticas e regulamentação que encorajem o investimento na implantação de redes e na partilha passiva de infra-estruturas entre operadores. Ele também apelou à simplificação dos processos de regulamentação e à atribuição atempada de espectro para tecnologias novas e em evolução, de acordo com os protocolos da indústria.

Ele disse que Governos, instituições e organizações das Tecnologias de Informação e Comunicação precisavam de equipar a força de trabalho com as mais recentes competências das Tecnologias de Comunicação e Informação, para que pudessem permanecer competitivos numa economia digital em rápida expansão. Também apelou a um apoio institucional contínuo à inovação, como na recente parceria da ATU com a Huawei sobre o ATU Africa Innovation Challenge 2020.

“A colaboração entre os intervenientes é o caminho que devemos seguir para desenvolver África e reforçar a contribuição das Tecnologias de Comunicação e Informação para o bem-estar do nosso povo”, afirmou. (Redação)

Huawei capacita funcionários moçambicanos em TICs

Maputo (IKWELI) – Pelos 150 funcionários de públicos, afectos a ministérios moçambicanos, estão sendo treinados pela Huawei em matéria de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC).

O treinamento está sendo ministrado online, e tem a duração de 5 dias, sendo fornecido pela Huawei Mozambique, organizado pela Huawei Mozambique e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP).

Um comunicado de imprensa referente enviado a nossa redacção aponta que “o primeiro lote de funcionários públicos fez cursos relacionado com Big Data Cutting-Edge Technology and Trends Training, Information Security Basics and Security Awareness Training, AI Cutting-Edge Technology and Trends Training, 5G Basic Principle Training e Cloud Computing Basis and Technology Training”.

Durante a cerimónia de abertura do treinamento, Gabriel Salimo, ministro moçambicano da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, disse que “sinto satisfação e apreço pelo lançamento deste programa de formação. Felicito a INAGE e Huawei que investem na melhoria da capacidade de implementação e utilização das TICs. Que mesmo apesar do desafio da língua dedica e emprenha esforços para que existam oportunidades de capacitação. Esperamos que após esta formação os formandos terão a capacidade de melhorar na prestação de serviços público de qualidade, principalmente nesta pandemia. Assim como contribuir para criação de nova forma de trabalho, criação de tele emprego (teletrabalho) e criação de soluções na escala nacional”.

Por outro lado, a fonte agradeceu “a Huawei, que tem sido um parceiro e apoiado com doações de sistema de vídeo conferencia, aparelhos de medição de temperatura e outro material na ajuda de prevenção da covid e de saúde neste tempo de pandemia. Esperamos que a atenção e conhecimento tenham resultados positivos”.

Por seu turno, Terrens Wu, CEO da Huawei Mozambique, disse “A ICT é, actualmente, capaz de fornecer soluções tecnológicas avançadas para atender às várias necessidades das sociedades. Demonstrou-se que o investimento em TIC tem impactos directos tanto no crescimento económico quanto na criação de empregos. De acordo com o Relatório de Conectividade Global da Huawei, um aumento de 20% no investimento em TIC pode gerar um crescimento de 1% no PIB. A indústria de TIC cresceu ao longo dos anos a uma taxa mais alta do que a média da economia mundial”.

“A Huawei está trabalhando em Moçambique há 20 anos. Nossa missão é levar o mundo digital para cada pessoa, cada casa e cada organização, para construir um mundo totalmente conectado e inteligente”, concluiu Terrens Wu. (Redação)

Mulheres em Nampula exigem clareza nas políticas desportivas governativas

0

Nampula (IKWELI) – As mulheres desportistas na província de Nampula, no norte de Moçambique, consideram que as políticas do governo moçambicano ainda não se fazem sentir grandemente no desporto nacional, em particular no feminino, o que contribui para que muitas atletas abandonem, prematuramente, as práticas desportivas.

Para as desportistas em Nampula, muitas meninas viram o seu sonho de actuar em grandes palcos desportivos, nacionais e mundiais, interrompido precocemente e correram para a vida marital, por conta dos erros grosseiros e sistemáticos presentes na gestão do desporto no país que não permitem o acompanhamento das atletas com talento, previamente descoberto.

“O que acontece é que o talento é descoberto nas classes iniciais, mas basta essa rapariga ir para o ensino superior acaba se perdendo, porque algumas universidades no nosso país não movimentam o desporto”, observou Juliana Mochiguere, praticante de voleibol, acrescentando, também, que “a falta de formação e capacitação dos próprios treinadores para dar o acompanhamento das mulheres, porque o que temos notado aqui em Moçambique, em particular na província de Nampula é que logo a primeira gravidez a mulher deixa de praticar as actividades desportivas, porque pensa que a sua vida atlética termina por ali. Então, é necessário que os treinadores sejam capacitados para dar o devido acompanhamento as mulheres nas diferentes fases que atravessam na vida, ensinando a elas que a vida de uma atleta não termina só por conta de uma gravidez”.

“Se queremos envolver a mulher no desporto, temos que ter paciência e acompanhamento porque, ao contrário, a primeira gravidez a atleta desaparece”, reiterou Juliana Mochiguere, dando exemplo da Samira, uma das melhoras jogadoras de futebol feminino da actualidade, como a que merece um devido acompanhamento, neste momento, profetizando que “por essa falta de acompanhamento, daqui a pouco elas podem engravidar e estarem na lista de talentos nacionais perdidos”.

Para Sofia Josefa Mustafa, outra desportista, é necessário que as pessoas deixem a consciência egoísta que reina, sobretudo nos dirigentes desportivos nacionais, e que o desporto seja apoiado a partir da base, não o contrário. “Os problemas que enfermam o desporto no nosso país é a consciência egoísta dos nossos dirigentes, por isso essa consciência egoísta deve ser eliminado no desporto moçambicano”, disse a fonte, para quem “no nosso desporto não deve haver opressores nem oprimidos”.

Por seu turno, Cândida Chirindza, praticante de basquetebol, disse ter chegado o tempo de o governo actuar, activamente, com as comunidades moçambicanas para desactivar as questões sociais, culturais e antropológicas, com quem alguns pais e encarregados de educação se socorrem para impedir as meninas a envolverem-se, massivamente, na prática das actividades desportivas.

“Em Nampula é difícil fazer o desporto feminino, particularmente, os pais e encarregados de educação proíbem suas filhas a irem aos treinos, porque para eles, as meninas não acrescentam valor na família com a prática do desporto, eles exigem ganhos imediato”, disse Chirindza que, também, é treinadora de basquetebol.

Aliás, de acordo com as mulheres em Nampula, é necessário que nas comunidades sejam levados a cabo campanhas de sensibilização para que as comunidades ganhem a consciência desportiva, despertando a importância do desporto logo na tenra idade.

Essas constatações foram feitas durante um seminário sobre mulher e desportoque teve lugar nesta quinta-feira (12) na cidade de Nampula, promovido pelo Comité Olímpio de Moçambique.

O referido seminário, de acordo com Gabriel Nguenha, coordenador adjunto do Comité Olímpico (CO) de Moçambique, enquadra-se nos vários pilares que a agremiação tem para a participação da mulher no país, desde os níveis de acesso a prática do desporto até ao alto rendimento, bem como a participação da mulher no dirigismo, nos processos de tomada de decisão.

“Estamos cientes que os problemas são gerais, mas também temos os problemas particulares, no contexto local. Foi bom porque a interacção foi maior, e cada uma das participantes falou dos problemas que vivem no seu dia-a-dia e, parte desses problemas, poderemos encontrar algumas linhas para minimizar, para de facto termos um trabalho mais saudável, mais significante, com resultados desportivos que sejam motivadores, também para as próprias mulheres que participam nos processos de tomada de decisão, claro que não estamos a trazer soluções”, disse Gabriel Nguenha em exclusivo para o Ikweli.

“O que constamos é que as dificuldades existem, pelo que, essas dificuldades podem muito bem, parte delas, serem eliminadas, obviamente com a participação de todos. Não vai ser só o COque vai resolver todos os problemas, mas o mais importante é reconhecermos os problemas que temos localmente porque nos permitem, de forma clara, propor desafios contextualizados”, precisou a fonte. (Constantino Henriques)