- O suporte da Cloud e da loja de aplicativos desempenha um papel crítico para garantir o sucesso das plataformas de comércio eletrônico na África.
Maputo (IKWELI) – Esta foi a visão de Lulu Haangala Wood, cofundadora e CMO da Afrishop, um centro de comércio eletrônico que oferece compras convenientes e de qualidade bem como logística acessível para o mercado africano. Ela falava no Huawei Cloud & AI Forum, um evento online AfricaCom 2020, parte do Africa Tech Festival que decorreu de 9 a 13 de novembro de 2020 em Johanesburgo.
A Afrishop lançou sua oferta com o suporte da Huawei Cloud, oferecendo compras on-line convenientes, serviços de logística e correio acessíveis. O objectivo da Afrishop é criar um serviço de entrega mais conveniente e acessível para os consumidores que procuram produtos de qualidade da China.
No seu lançamento e desenvolvimento, a Afrishop obteve suporte da infraestrutura Huawei Cloud e da Huawei AppGallery, a app store para smartphones Huawei.
“Estamos disponíveis nas lojas de aplicativos Android e Apple, mas nossa vantagem competitiva é que estamos disponíveis no Huawei AppGallery nos telefones Huawei, amplamente usados na África”, disse Haangala Wood.
“Ter essa parceria da Huawei para lançar nosso aplicativo na app store realmente nos ajudou, e vimos um grande aumento nos downloads.” Ela disse que há muito tempo e necessidade de um bom sistema de gestão da cadeia de abastecimento para os consumidores africanos. Afrishop se propôs a fornecer conveniência e entrega de última milha acessível, directo na porta do cliente.
“Oferecemos serviços B2C e B2B para clientes que desejam comprar peças individuais, bem como atendimento de pedidos em massa”, disse Haangala Wood.
“Nossos principais serviços são compras online e gerenciamento da cadeia de suprimentos, e nossa solução é mais rápida, fácil e conveniente do que outras plataformas. Nosso cliente tem acesso por meio de nosso aplicativo e nosso site, porque os aplicativos ainda não têm uma grande aceitação em todos os territórios africanos.” Haangala Wood disse que a Afrishop viu 10.000 downloads na primeira semana e continuou a crescer nos últimos nove meses. A plataforma opera na Zâmbia, África do Sul, Quênia, Uganda, Nigéria, Gana e Angola.
“O marketing de influência tem sido uma grande parte da nossa estratégia, assim como o marketing offline por meio da mídia tradicional, que continua relevante no mercado africano”, disse Haangala Wood.
“No entanto, nosso foco tem sido o marketing digital. Com nosso aplicativo actual, a distribuição e a listagem na galeria de aplicativos da Huawei têm custo zero. “Continuamos aprimorando nosso aplicativo e esperamos poder continuar nossa grande parceria com a Huawei Cloud”, disse Haangala Wood.
“A Covid-19 nos atingiu, mas estamos animados em ver que mais pessoas estão olhando para o comércio eletrônico como seu canal de compras preferido.”
O Huawei Cloud & AI Forum é um evento organizado regularmente pela Huawei para a indústria africana de TIC. O tema do evento deste mês é “Novo Valor Juntos”, com o objectivo de estabelecer uma abertura, plataforma cooperativa para clientes e parceiros explorarem novas oportunidades para um futuro inteligente. (Redacao)