Nampula (IKWELI) – Depois de um ambiente calmo e de boa convivência desde as primeiras horas da manifestação iniciada na manhã desta quinta-feira (24), os manifestantes e apoiantes do Venâncio Mondlane e agentes da PRM [Polícia da República de Moçambique] entraram em confrontos, no bairro Muahivire Expansão por volta das 12 horas.
Segundo apurou Ikweli no terreno, tudo começou quando os manifestantes começaram a incendiar pneus obstruindo a normal circulação das pessoas e bens, o que obrigou aos agentes da PRM a disparar, usando balas reais.
A confusão estendeu-se até à avenida Eduardo Mondlane, no bairro de Muhala, deixando os utentes e a população em um autêntico pânico.
Até a hora da retirada da equipa do Ikweli, a fúria continuava por parte dos manifestantes, queimando pneus em diferentes ruas do bairro de Muhala Expansão.
No entanto o “vuco vuco” obrigou os comerciantes a abandonarem as suas actividades. “Quase alguns comerciantes fugiram das suas barracas sem, no mínimo, fechar às portas o que pode influenciar negativamente na sua actividade”, comentou um munícipe que assistia o confronto entre a PRM e os apoiantes do Venâncio Mondlane. (Malito João)






