Distritos de Liupo e Mogincual incomunicáveis

Nampula (IKWELI) – As chuvas que se vêm registando um pouco por toda província de Nampula, continuam a criar impactos negativos na vida das populações e da economia daquela parcela do norte de Moçambique, circunscritos na destruição de bem públicos e de particulares.

Como nota ilustrativa, os distritos de Mogincual e Liupo, por exemplo, estão sem comunicação terrestre, na sequência da destruição de um aqueduto na principal rodovia que liga estes dois territórios costeiros, apontando-se como causa principal as chuvas severas que se fizeram sentir nos últimos dias, em conformidade com uma nota da Administração Nacional de Estradas (ANE) delegação de Nampula. Aliás, a ANE aponta os eventos ciclónicos que se fizeram sentir no ano passado como sendo uma das causas que precipitou a destruição do referido aqueduto.

“A delegação Provincial de ANE comunica que, devido a ocorrência de eventos climatéricos severos na anterior e presente épocas chuvosas na bacia de Mogincual, registou-se a fragilização e desabamento de um aqueduto e um pontão, situados nas proximidades do km 18 e do km 27, da estrada R689, no sentido Liupo-Quixaxe, nos distritos de Liupo e Mogincual, respectivamente”, refere a nota informativa de ANE, garantindo que a partir da próxima terça-feira (17) serão iniciados os trabalhos de reposição dos danos causados, obras  que se esperam que venham terminar dentro de 60 dias.

“Durante a execução das obras e para a segurança dos utentes, no km 18, o trânsito de viaturas será feito através de um desvio construído no local e devidamente sinalizado. No km 27, será interdita a circulação de todo tipo de viaturas que assim, alternativamente poderão transitar pela via Liupo – Namige e Namige – Quixaxe (vice-versa), num percurso total de 110 km”, prossegue o comunicado.

A ANE finaliza o seu comunicado recomendando a sociedade em geral para que neste período chuvoso possa programar suas deslocações e transporte de passageiros e bens comuns, durante a viagem pautarem pela estrita observância das medidas de precaução, uma vez ser comum a fraca visibilidade, especialmente quando se trata de locais alagados  e nas proximidades de estruturas de drenagem. (Redação)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Governador defende imparcialidade na gestão do FDEL

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

35 Supostos criminosos detidos pela polícia em Nampula 

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

Estado alerta: Fundo de compensação não deve ser usado para salários dos autarcas

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img