Corrupção leva a cadeia dois funcionários da Migração em Nampula

0
233

Nampula (IKWELI) – Dois funcionários da direcção provincial de Migração de Nampula foram recolhidos para as celas, por ordens do Gabinete Provincial de Combate a Corrupção de Nampula (GPCCN), indiciados da prática de actos de corrupção.

A detenção teve lugar na manha desta terça-feira (21), e são indiciados da prática dos crimes de peculato, abuso de cargo ou função e uso de documento falso.

“Os detidos estando em serviço no aeroporto internacional de Nampula, no dia 06 de Agosto de 2021, apareceram no local dois cidadãos estrangeiros que pretendiam regularizar a sua situação, uma vez que o seu tempo de permanência no país estava expirado”, começa por explicar o GPCCN sobre o modus operands dos funcionários, prosseguindo que “na ocasião, os funcionários da Migração emitiram avisos de multa de cinquenta e sete mil meticais para cada, e, depois do pagamento, os mesmos emitiram recibos falsos e, seguidamente, apoderaram-se dos valores monetários em causa, usando-os no seu próprio interesse, em prejuízo do Estado”.

Na circunstância, segundo consta dos autos de instrução preparatória do processo nr. 82/0301/P/GPCCN/2021, os dois funcionários recolheram, ao todo, 114.000,00Mt (cento e catorze mil meticais).

A detenção dos dois indivíduos, segundo a mesma nota de imprensa, “funda-se em receio de fuga e perturbação da instrução do processo”. (Aunício da Silva)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here