Nampula (IKWELI) – Um ex-trabalhador da empresa Electricidade de Moçambique (EDM) perdeu a vida na última terça-feira (2) no bairro de Murrapaniua, nos arredores da cidade de Nampula, vítima de uma electrocução, quando se encontrava a tentar efetuar uma manutenção clandestina.
Fonte familiar do finado disse ao Ikweli, que o mesmo tentava efectuar uma manutenção na residência de um particular, cujo o proprietário o contactara para o efeito.
“Ele trabalhava na EDM em Nacala, quando o contrato dele terminou começou a fazer “boladas” (biscates)”, disse Janete Nexo, sobrinha da vítima, anotando que “ele estava dentro a arranjar energia numa casa e subiu em cima de uma mesa, porque primeiro tinha pedido uma escada, como não tinha, preferiu utilizar essa mesa e pediu o dono de casa para poder assegurar a mesa de um lado como suporte, mas de repente ele encostou na parede quase foi esticão e logo caiu com nuca e quando caiu aquele senhor foge, neste caso o dono da casa, depois a dona de casa, mais um rapaz, carregou o meu tio lhe deixaram na varanda, porque ele já tinha perdido a vida e quando tentaram fazer os primeiros socorro não resultou em nada porque ele estava sair sangue na boca”.
Desolada, Janete comenta ainda que “meu tio morreu na casa desse senhor, não morreu no hospital”.
A vítima encontrava-se desvinculada da EDM desde 2021, mas ainda, clandestinamente, procurava actuar, tanto que é o seu filho já o tinha aconselhado a abandonar a prática.
Nos últimos tempos, ao nível da cidade de Nampula, são frequentes mortes motivadas pelas descargas elétricas, noutros casos envolvendo crianças e pessoas sem domínio de manuseamento técnico da corrente elétrica. (Malito João)