Nampula (IKWELI) – Um adolescente de 17 anos de idade, Patrício Evaristo, residente no distrito de Lalaua,província de Nampula, queixa-se de estar a sofrer descriminação na comunidade onde vive por conta da falta de pigmento da sua pele.
Para além de ter que enfrentar pessoas, o adolescente vê-se com outras dificuldades que incluem a falta de meios de protecção da sua pele, sobretudo cremes e óculos escuros.
Esta fonte disse ao Ikweli que padece do cancro da pele.
“Eu vivo numa miséria, tenho muita vontade de estudar,mas a minha saúde ultimamente está comprometida, contudo, vejo que o meu sonho de ser médico já era”, lamenta Patrício Evaristo, narrando que “na minha casa todos estão a negar levar-me para o hospital central”, pois os hospitais dos distritos de Lalaua e Ribáuè não conseguiram satisfazer os problemas que a sua pele enfrenta.
Actualmente, o menor frequenta a 8ª classe, órfão de pai, ele conta que precisa continuar com os estudos.
Arlinda Ambrósio, mãe do Patrício conta que ele “é um menino dedicado em casa e na escola, tem um aproveitamento pedagógico positivo, destacando- se como um dos melhores alunso da escola”.
“Esta ferida começou-lhe em brincadeira, tendo uma borbulha pequena, andamos no curandeiro sem sucesso e depois fomos ao Centro de Saúde, por várias vezes, mas nada deu certo, depois de um tempo foi nos aconselhado para o acompanhar no hospital Central de Nampula, não fomos por falta de condições. E assim vejo que a situação está mais grave no menino, por favor pedimos um apoio para que nos ajudem para a intervenção imediata para que ele melhore já e volte ao convívio normal”.
Severiano Timana, médico chefe do distrito de Lalaua, disse não ter muito a fazer por entender que a doença do miúdo está fora das suas capacidades, concluindo que Patrício padece de um cancro que está infectado.
“É uma alteração genética que algumas pessoas nascem com elas, o problema tem deficiência de pigmentos isto é melanina que serve para proteger de várias situações como o caso de raios solares e as pessoas com este problema ficam expostas as várias doenças da pele, como o cancro da pele, o caso do pequeno Patrício”, explica o médico. (Malito João)