União Europeia injecta 35 milhões de euros para reconstrução de Cabo Delgado

0
210

Nampula (IKWELI) – A União Europeia (EU) injectou 35 milhões de euros para o apoio aos esforços de reconstrução da província de Cabo Delgado, que desde outubro de 2017 tem sido fustigada por ataques terroristas.

Segundo o embaixador da EU em Moçambique, António Maggiore, esse valor servirá para realizar as primeiras reconstruções. “Estamos falando de escolas, infraestruturas estatais e tudo aquilo que for necessário reorganizar para a província poder trabalhar normalmente”.

“Nós somos um parceiro de primeira linha em Moçambique”, garante o diplomata que falava recentemente em Nampula, por isso que “estamos empenhados no compromisso muito forte na resposta ao fenómeno do terrorismo em Cabo Delgado e nós não podemos aceitar, porque também é um risco ao nível regional, então por isso que nós temos esse compromisso. Também nós temos um diálogo aturado com o governo moçambicano ao nível político para partilhar avaliações e melhores abordagens de fenómeno como este, porque nós temos experiências de resposas de terrorismo ao nível global”.

A fonte recordou ainda que, no âmbito destes esforços de reconstrução e estabelecimento de segurança em Cabo Delgado, a EU já providenciou apoio técnico no treinamento de 1500 soldados moçambicanos. “Estamos dando um material não letal num valor de 190 milhões, estamos a falar de uniformes, veículos, hospedagem entre outros, para empoderar as Forças Armadas Moçambicanas”. (Malito João)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui