Desmaios assolam a escola secundária de Nampaco

0
320

Nampula (IKWELI) – Durante a semana passada, a escola secundária de Nampaco, nos arredores da cidade de Nampula, viveu momentos de pânico, por conta de desmaios de alunas, cujas motivações são desconhecidas.

O Ikweli apurou que, durante os últimos dois dias da semana, pelo menos, 12 alunas desmaiaram, levantando especulações de que tal deve-se a acções protagonizadas por fantasmas de pessoas sepultados no cemitério que se localiza nas imediações daquele estabelecimento de ensino público.

“De facto, é uma situação que tem ocorrido frequentemente nesses últimos dias, e é uma preocupação aquilo que tem acontecido. Quinta e sexta-feira foram dias muito agitados, porque em dois dias 12 colegas foram vítimas de desmaio. A causa ainda não sabemos, mas desconfiamos que seja devido ao cemitério que está localizado ao lado da escola, porque isso acontece quando não fazem cerimónia antes de as aulas iniciarem, pelo visto aconteceu porque não se realizou a cerimónia, nem chamaram o ancião para fazer uma oração, como acompanhamos que alguns professores que perderam a vida foram enterrados naquele cemitério e quando não se faz cerimónia tem acontecido isso”, conta o aluno da 8ª classe Juma Ali, de 15 anos de idade.

Mas há quem acredita que os desmaios nada têm a ver com o cemitério, aventando a hipótese de serem, apenas, manifestações diabólicas, tal como refere Albano Mussa, aluno da 7ª classe. “Só devem ser manifestações satânicas, porque não são normais, muitas vezes atacam raparigas e não rapazes. Consegui presenciar essa situação cerca de 12 alunas de salas diferentes”.

“Essa situação não é recente nessa escola, mas desta vez foi pior, em dois dias registaram-se situações com 12 colegas. O mais preocupante é que as principais vítimas são as raparigas, enquanto os em relação não acompanhamos qualquer problema”, narra a aluna Jéssica Paulo, rematando que “assim já estou com medo de ir à escola, pois posso ser a próxima pessoa, outras minhas colegas desde segunda-feira não se fizeram presente na escola porque conta deste problema”.

Uma das vítimas disse ao Ikweli que “não me apercebi de como cheguei ao chão, só senti vertigem, quando quis levantar-me, não consegui, mas quando despertei a minha cabeça doía”.

“Sempre quando é abertura do ano letivo, a direção da escola costuma reunir um conselho, para fazer uma cerimónia de abertura do ano letivo, chamando anciões para fazer uma pequena consagração, no sentido de dar as boas vindas o início do ano lectivo, então acredito que este ano não se fez as cerimónias, como de costume, e pode ser o principal motivo que esteja a causar desmaios nesta escola”, desconfia Adino Mandraça Juma, que trabalha na reprografia da escola.

Alguns pais e encarregados de educação manifestam-se preocupados com a situação vivida naquela escola, também exigem a resolução do problema, caso não ameaçam retirar os seus educandos daquele estabelecimento, como é o caso da dona Márcia Felisberto, mãe de três filhos que frequentam na mesma escola.

“ Ficamos com medo com a situação que os nossos filhos estão a passar naquela escola, e ainda são menores, fico com medo de serem eles os próximos, acho que a diretora da escola deve arranjar meios de como resolver essa situação, porque se não se resolver vou preferir tirar os meus filhos daquela escola, porque não é normal o que está a acontecer”, disse.

Filomena Eusébio, outra encarregada de educação, comenta que “a directora sabe o que está a se passar mesmo, só que eles não querem falar para os pais e encarregados de educação, então antes que as coisas piorem eles devem resolver, caso não vão pagar muito caro com isso que está a acontecer com os nossos filhos”.

O Ikweli tentou sem sucesso contactar a direção da Escola Secundária de Nampaco, no sentido de obter mais informações sobre o assunto e não teve sucesso ate a hora do fecho desta edição. (Virgínia Emília)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui