Contrabando de gemas e metais preciosos continua a lesar o Estado moçambicano

Nampula (IKWELI) – O ministério moçambicano dos Recursos Minerais e Energia mostra-se preocupado e reconhece que o contrabando de gemas e outros metais preciosos continua sendo um desafio para o governo, na implantação de projectos para o desenvolvimento socioeconómico.

Devido ao processo de exploração e venda ilegal de pedras preciosas, o país perde cerca de 50 milhões de dólares americanos, anualmente.

O director do Museu Nacional de Geologia, Dante Rosse, acredita que através da exposição de gemas e metais precisos, além da realização de temáticas de sensibilização sobre recursos minerais, vai permitir o combate cerrado aos crimes do sector mineiro no país.   

Segundo Rosse, no presente ano realiza-se a sua 6ª edição da FAGEMA em Nampula e no distrito de Nacala, evento que decorre entre os dias 24 e 26 do mês em curso, visando juntar instituições do governo e sector privado que se dedicam a exploração de recursos minerais e energias.

“Com esta feira, pretende-se juntar todos artesãos, estes trazem os seus produtos e outros produtores anónimos que não tem licença, também têm a oportunidade de trazer seus produtos para que procurem a legalização”, explicou 

O director do Museu de Geologia acrescentou que “o país é geologicamente rico em recursos minerais e energias, todas as nossas províncias, sobretudo no Norte do país, as províncias como Niassa, Cabo Delgado, Nampula e Zambézia, também Manica e Sofala, são maiores produtores de gemas”.

No entanto, a 6ª edição da feira de exposição da gema decorre sobe o lema “A FAGEMA como um catalisador para redução de contrabando de gemas e metais preciosos”. (Nelsa Momade)

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img