“O voto do povo é anulado pelo voto dos órgãos eleitorais,” Fernando Mazanga, vice presidente da CNE

Nampula (Ikweli)- O vice-presidente da CNE reagiu na última quinta-feira (24), face ao resultado das eleições gerais de 9 de outubro, onde reiterou que não houve verdade eleitoral. 

Para Mazanga, as últimas eleições não espelham a vontade popular  “continuaremos a nos debater dentro da própria Comissão Nacional de Eleições pela verdade eleitoral, para que os moçambicanos pelo menos, tenham um mínimo de democracia e nós somos os guardiões desta democracia, mas para aquilo que estamos a fazer dentro da CNE não estamos a corresponder.”

O Vice-presidente da CNE acrescenta “esses discursos todos que estão a ser embelezados aqui são para adormecer o boi. A verdade é que quando estamos em sede do debate, não estamos a defender a coisa da população. Depois da eleição popular que é feita nas mesas de voto, há outra eleição que é feita por um número minúsculo de pessoas na comissão distrital de eleições, são essas eleições que determinam quem é que ganhou, o voto popular é anulado, pelo voto dos órgãos eleitorais.”

Quando questionado se as eleições deveriam ser anuladas, Mazanga respondeu “Que eleição é essa? Não houve eleição, não há eleição. Para o bem da verdade e da democracia, temos que encontrar um mecanismo que possa efectivamente colocar o país em paz.”

Mazanga afirma ainda que apesar de ter assinado a acta, não concorda com o consta das mesmas “a acta é o testemunho de que presenciei e é por isso que incorporamos dentro da acta, as nossas preocupações para que ela seja dita como real.”

Francisco Mazanga apelou aos seus colegas da CNE, a colocarem a mão na consciência e respeitarem a vontade do povo ” Estamos a ter problemas sérios de perpetuar um regime, com base numa eleição falsa. Quero convidar aos meus colegas da CNE para  colocarem a mão na consciência e mudarem a mente. O poder parece uma obsessão.” (Felismina Maposse )

Hot this week

Governador de Nampula “procura saúde” para Warila

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

CTA preparada para mostrar potencialidades de Nampula na gala de turismo

Nampula (IKWELI) – A Confederação das Associações Económicas de...

Defensor dos direitos da criança apela a protecção das crianças dos abusadores

Nampula (IKWELI) – O defensor dos direitos da criança...

Nacala: Mais de 30 crianças formadas em protecção ambiental

Nampula (IKWELI) – Um total de 31 crianças e...

Topics

Governador de Nampula “procura saúde” para Warila

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

CTA preparada para mostrar potencialidades de Nampula na gala de turismo

Nampula (IKWELI) – A Confederação das Associações Económicas de...

Nacala: Mais de 30 crianças formadas em protecção ambiental

Nampula (IKWELI) – Um total de 31 crianças e...

Munícipes de Alto Molócuè exigem mais dos seus dirigentes

Alto Molócuè (IKWELI) – A vila de Alto Molócuè,...

Raparigas denunciam assédio sexual e maus tratos por parte de professores em Nampula

Nampula (IKWELI) – Raparigas em idade escolar, das escolas...

Governo defende reforço da produção de vacinas veterinárias em Moçambique

Maputo (IKWELI) – O Governo defendeu, esta segunda-feira (01),...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img