Nampula vai ter o primeiro instituto privado de formação superior em saúde

0
587
dav

Nampula (IKWELI) – Trata-se do Instituto Superior Boa Esperança (IPOBEL), localizado na província de Nampula, no norte do país, que está virado para a formação de quadros para o sector de saúde, o qual é da autoria do antigo Presidente do Conselho de Administração da Empresa Pública Eletricidade de Moçambique, Aly Sicola Impija.

Depois de ter colocado os primeiros quase 1.000 técnicos de saúde para servir o sector de Saúde em Moçambique, avançou para o lançamento da primeira pedra de construção do edifício próprio para o funcionamento normal, sem compromisso de pagamento de arrendamento das instalações onde funciona actualmente

No acto do lançamento da primeira pedra, Impija deixou ficar que com a conclusão da construção do edifício da instituição, espera uma redução significativa da procura dos cursos superiores de saúde naquela região do país.

Trata-se de uma infra-estrutura que custará 2 milhões de dólares à instituição, compondo mais de 30 compartimentos e a cerimônia contou com várias individualidades do país e da província.

“Queremos construir o nosso instituto técnico superior com novas salas e infraestruturas já adequadas”, garantiu Impija, assegurando que as obras serão executadas com “fundos internos, procuramos implantar o projeto e acreditamos que dentro do próximo ano teremos terminado”.

Por outro lado, o PCA do IPOBEL reconhece que a população da província de Nampula precisa de profissionais de saúde qualificados para responder com a demanda, e para tal os profissionais de saúde devem estar bem formados em ambientes saudáveis

Segundo esta fonte, “o edifício terá 30 compartimentos, ou seja, vai ter 30 salas de aulas e mais algumas salas para o sector administrativo e o período de construção será de 8 meses. Em média, serão 30 estudantes por turma, estamos a falar de perto de 1500 alunos que o instituto terá capacidade de acomodar, é uma área que neste momento o país precisa”. (Hermínio Raja e Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui