Governador de Nampula defende o fortalecimento das capacidades dos municípios do país

Nampula (IKWELI) – No decurso da segunda Sessão do Conselho da Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM), evento que decorre na cidade de Nampula desde esta terça-feira (29), o governador daquela parcela moçambicana, Eduardo Mariamo Abdula, disse ser necessário o fortalecimento contínuo das vilas e cidades municipais.

O governante entende que criar capacidade necessárias às vilas e cidades municipalizadas é garantir o desenvolvimento de Moçambique, como um todo, tendo em consideração que é nas vilas e cidades autárquicas onde maior número da população do país está concentrado.

“O nosso país é vasto e desafiante, e é nos municípios que a vida das pessoas acontece, de facto. É nas cidades onde os serviços públicos chegam aos cidadãos, que a educação se realiza, que a saúde é prestada, que as ruas são iluminadas, limpas e seguras”, começou por dizer Eduardo Mariamo Abdula.

“É ali que cada morador deposita sua esperança para uma vida digna. Por isso, não há política pública eficaz, sem o diálogo e cooperação entre diferentes actores”, recorda o governante, acrescentando que “o fortalecimento dos Municípios é essencial para o desenvolvimento de Moçambique e ANAMM tem sido uma grande aliada nesse esforço contínuo de articulação, troca de experiências e construção de soluções conjunta”.

Para os municípios da província de Nampula, de maneira particularizada, Eduardo Mariamo Abdula prometeu que o governo vai continuar lado a lado com as vilas e cidades municipais.

“Como governador da província de Nampula, reafirmo o compromisso do nosso governo na colaboração com os oito municípios da província, pautando numa gestão baseada na coordenação, na auscultação, no respeito às especificidades locais, na valorização da autonomia municipal”.

“Sabemos que não existem soluções únicas para todos, cada cidade tem seus próprios desafios e suas características. E é justamente na pluralidade das vozes aqui representadas que encontraremos caminhos mais justos e harmoniosos e sustentável. Sabemos que temas desafiadores estão na pauta desta reunião e todos eles exigem esforço coordenado entre diferentes actores de cada território”, prosseguiu Abdula.

“Nos colocamos à disposição para continuarmos a construir juntos políticas publicas que melhorem a vida da população. Estamos abertos ao diálogo, ao trabalho conjunto e a inovação”, assegurou o chefe do Conselho Executivo Provincial de Nampula.

“Devemos dinamizar a cooperação técnica entre as nossas cidades”

Para Razaque Manhique, presidente da Mesa da ANAMM, a reunião afigura-se uma importante e nobre oportunidade para os municípios juntos desenharem e reflectirem em termos de municipalização em Moçambique, bem como, colectivamente desenharem melhores estratégias para a capitalização das oportunidades. 

“Este encontro acontece num momento particularmente atípico, de reflexão sobre os impactos das manifestações que deixaram rastos de destruição, luto e danos na nossa economia e, com maior impacto, nos centros urbanos”, disse Razaque Manhique.

“É nosso entender que este encontro irá fortalecer os nossos laços de cooperação, a unidade nacional, a fraternidade entre irmãos e que as decisões que aqui sairão tenham impactos positivos directos na vida daquele que representamos e servimos enquanto dirigentes, gestores de cidade, vilas e municípios. Para o efeito, devemos dinamizar a cooperação técnica entre as nossas cidades, promover trocas de experiência em área de gestão municipal. Promover a digitalização dos serviços municipais, promover a base Tributária, promover actividades empresariais locais, economia das nossa cidades e vilas”, acrescentou Manhique, Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo.

“Esperamos que esta sessão seja exemplo em termos de debates harmonioso de ideias, subsídios para a melhoria da nossa actuação e intervenção como Associação e, de forma particular, aos membros do conselho directivo”, disse o presidente da ANAMM, João Ferreira. (Constantino Henriques)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Governador defende imparcialidade na gestão do FDEL

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

35 Supostos criminosos detidos pela polícia em Nampula 

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

Estado alerta: Fundo de compensação não deve ser usado para salários dos autarcas

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img