Revitalizando as artes cénicas na cidade de Nampula: Grupo teatral Nguenha realiza a 1ª Edição de teatro em cena

0
362

Nampula (IKWELI) – O grupo teatral Nguenha e parceiros, realizou de 5 a 7 de Setembro corrente, a 1ª Edição do Festival de Teatro em Cena na cidade de Nampula. Trata-se de uma iniciativa que juntou, no mesmo palco, fazedores de teatro da velha e nova guarda, onde compartilharam as suas experiências e técnicas com apresentações únicas, ao vivo, diante de uma plateia diversificada.

De acordo com António Álvaro, ou simplesmente Álvaro Pastilha, actor, encenador e membro fundador do grupo teatral Nguenha, o objectivo do evento foi de revitalizar as artes cénicas, através da fusão inter-geracional dos seus fazedores na província.

“Foi um momento histórico para os fazedores de teatro na província de Nampula, nós pensamos que seria bom criar essa fusão entre a velha e nova guarda, ao todo participaram 9 grupos, sendo alguns deles: o próprio Nguenha, Os factos, Axinene, Muhilialasse, Subuhana e outros”, avançou.

Para Marília Maricoa, actriz, encenadora e dramaturga, representante do Grupo Teatral “Os Factos”, a iniciativa serviu para encorajar aos fazedores do teatro e uma chamada para união da classe para resolverem os problemas comuns.

“Foi óptima, realizou-se sem constrangimentos, convincente…foi um bom ponto de partida. Vem fortificar e encorajar aos novos grupos e rejuvenescer os antigos”, disse.

Contudo, para Maricoa, iniciativas do género devem ser acarinhadas pelas instituições e dirigentes do sector das culturas e indústrias criativas, tanto que lamentou pela ausência destes durante a 1ª Edição do Teatro em Cena.

“Senti a sua ausência… os dirigentes deviam fazer parte, não sei se pela campanha ou a agenda, mas se estes participarem e apoiarem poderemos fazer coisas ainda maiores e assim ganhamos todos”.

A 1ª Edição do Teatro em Cena abordou as temáticas de uniões prematuras, violência doméstica, trabalho infantil, educação e entretenimento, e contou com 9 grupos locais, aspira-se que as próximas edições possam englobar grupos de outros distritos de Nampula, outras províncias e quiçá internacionais. (José Simão Luís)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui