Para captação de talentos na cidade de Nampula e facilitar treinadores de formação Massaua Sagual organiza torneios de futebol

Nampula (IKWELI) – O ex-jogador de futebol, Massaua Sagual, ou simplesmente King-Sawito como é carinhosamente tratado, está a promover torneios com equipas dos bairros de Nampula, com o propósito de promover os talentos e, quiçá, despertar atenção aos treinadores dos escalões de formação.

Os torneios arrancaram na cidade de Nampula, e numa primeira fase, abrangem os meninos dos bairros de Napipine e Carrupeia, e as partidas acontecem no campo do Centro Hípico, na zona da Cavalaria. Perto de 100 adolescentes participaram do evento, nos primeiros dois dias do evento que se espera que venha se estender para outros bairros da chamada capital do norte.

Massaua Sagual anunciou ainda este ano o término da sua carreira como futebolista, depois de no activo ter brilhado no Ferroviário de Nampula, Maxaquene e Ferroviário de Nacala, tendo deixado sua marca no futebol pela capacidade de, com rapidez, controlar a bola, sobretudo na ala direita por onde saíam os passes cruzados que jamais serão esquecidos pelos seus admiradores. 

O anúncio precipitado de fim de carreira de Massaua deveu-se a uma doença que o impossibilitou de continuar na luta, numa altura em que se encontrava a defender a equipa principal do Ferroviário de Nampula, no campeonato nacional da primeira divisão, vulgo Moçambola.

Actualmente, Massaua desempenha as funções de coordenador do departamento de futebol do Clube Ferroviário de Nampula, cargo que, nos seus tempos livres, sobretudo nesta época de ano, faz valer as suas iniciativas viradas a contribuição do desenvolvimento da modalidade na província e país.

Sem gravar entrevista, King Sawito explicou que a iniciativa visa aproximar o leque de talentos aos treinadores de formação da cidade, sendo os do Ferroviário de Nampula uma prioridade, uma acção que vai motivar os meninos a encarar com seriedade a prática desportiva. Aliás, disse esperar que até ao arranque oficial da época desportiva nos clubes, os treinadores tenham na sua base de dados a esses novos talentos. 

Na recta final das suas férias, o mister Suaibo Ali, em exercício no Clube Ferroviário de Nampula, nos escalões de formações, é um dos que o Ikweli conseguiu observar no local do torneio. Falando a imprensa, o técnico considerou a iniciativa uma oportunidade para descobrir os novos miúdos que poderão fazer parte da sua equipa de formação.

O mister Suaibo fez saber que os jovens que participam no referido torneio são de elevada qualidade. Aliás, até frisou que mesmo montar uma equipa para um nacional de juvenil, por exemplo, iria tornar-se campeão, por isso louvou aquela iniciativa de Massaua.

“É verdade que, quando chega este tempo das férias eu tenho andado aqui nos bairros para apreciar talentos. Eu vi hoje concretamente, é que me dá vontade de continuar várias vezes porque aqui vi bons talentos, bons miúdos que bem trabalhados podem chegar longe. São miúdos que apresentam boas qualidades, em suma. Eu penso que em Nampula há bons jogadores e de certeza que eu hei-de voltar muitas vezes aqui”, disse impressionado o mister Sauibo.

“Na verdade, o que eu vi, repiso, é a boa qualidade, o que falta é levar a qualidade que está aqui, fazer o trabalho de base, e dar continuidade e penso que teremos continuidade para o futuro. Eu estou a ver alguns e estou a fazer meus registos e, vou levar e adianto-lhe que hei-de voltar para aqui porque o que estou a ver é uma maravilha. Hoje consegui aqui uma média de seis jogadores e isso me encoraja a voltar mais vezes”, reiterou o mister Suaibo Ali.

Alguns atletas envolvidos no torneio mostraram-se expectantes sobre o seu futuro como futebolistas. Hélder Zacarias e Ricardo José, são exemplo dos que almejam um dia vestir as cores do Ferroviário de Nampula e brilhar no Moçambola. 

“Estou a preparar meu futuro para ser um jogador. Estou aqui para trabalhar mais e conseguir um lugar no Ferroviário. Fomos chamados pelo mister Massaua, depois apareceu o mister Suaibo para olhar alguns miúdos e levar para lá”, disse Hélder Zacarias.

“A minha expectativa é de ser selecionado. Eu estou muito confiante porque o que fiz pode ser o básico que o mister precisa para me levar”, precisou o atleta que também sonha em ser militar.

Ricardo José Mutarica (Edmiro) comenta que “estou aqui porque desde a infância eu gosto de futebol e tenho o sonho de ser jogador. Quando assisto jogos, por exemplo de Massaua eu gosto das jogadas dele, eu também gostaria de ser como ele, jogando no quintal (estádio) rodeado de adeptos e muita coisa. O meu sonho é jogar no Ferroviário de Nampula”. (Constantino Henriques)

 

Hot this week

Governador de Nampula e jovens de Memba juntam-se em lareira da esperança e paz

Memba (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Governador visita Plano e Finanças com a mensagem de bem-servir, humildade e respeito ao povo

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img