Nampula: Famílias recorrem a batata doce para fugir do alto preço do pão

0
68

Nampula (IKWELI) – Em consequência da subida do preço do pão, várias famílias residentes na cidade de Nampula, no norte de Moçambique, decidiram pelo consumo da batata doce em substituição deste produto.

Actualmente, um pão de trigo custa 8,00Mt (oito meticais) por unidade, cujo peso não é certo.

Nos principais pontos de venda de batata doce na autarquia de Nampula a procura é visível, sobretudo nos mercados, como é o caso do grossista do Waresta.

A dona Cristina é uma dona de casa que decidiu esquecer o pão, e conta que com “10,00Mt (dez meticais) compro batata suficiente para os meus filhos”.

Quem, também, aderiu a batata doce é a senhora Lídia que vive no bairro de Napipine. Com um agregado de seis pessoas, a sua capacidade de comprar o pão com o novo preço ficou, drasticamente, afectada.

Antes da subida do preço do pão, a família da Lídia precisava de, pelo menos, 30,00Mt (trinta meticais) por dia para ter pão suficiente na mesa, mas nos dias que correm tal não acontece.

Felipe Américo, vendedor no mercado do Waresta, também, aderiu a batata doce, e diz que nas condições actuais não é possível consumir o pão de trigo.

Reformado, o senhor Gabriel Isaac, também, tem dificuldades em adquirir o pão, e pelo rumo da vida diz que “parece que estamos no tempo colonial. Há alimentos que estão a virar de luxo”. (Vânia Jacinto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui