Nampula (IKWELI) – O cabeça-de-lista do partido Frelimo e candidato a governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, sensibilizou-se com a equipa do Futebol Clube de Ribáuè e apoiou em material desportivo, com destaque para chuteiras, evitando assim o cometimento da primeira falta de comparência no campeonato provincial de futebol de Nampula.
Através de um vídeo posto a circular nas redes sociais, os jogadores do Futebol Clube de Ribáuè ameaçavam em não comparecer ao jogo agendado para esta quarta-feira (12) diante do Sporting de Nampula, em partida da 6ª jornada do campeonato nacional da segunda divisão, fase provincial de Nampula, ou simplesmente Nampulense da presente época.
No mesmo vídeo, os jogadores do FC de Ribáuè mostram chuteiras em avançado estado de destruição que mesmo levando ao sapateiro, não daria jeito algum. Eram com aquelas condições em que os jogadores da equipa sonhada pelo então edil de Ribáuè, o falecido Aurélio Machado, representava o distrito. Alguns, atletas, segundo apurámos, alugavam as botas de terceiros.
Seria, portanto, a primeira falta de comparência na mais importante prova futebolística da mais populosa província de Moçambique, mas tal não aconteceu porque tal vídeo chegou ao cabeça-de-lista da Frelimo, Eduardo Mariamo Abdula, o qual sensibilizou-se com a situação e que prontamente resolveu o problema.
Numa entrevista que concedeu ao Ikweli, antes deste episódio, Salim Abdula, como também é carinhosamente tratado o cabeça-de-lista da Frelimo, frisou que um dos objectivos de concorrer para governador de Nampula, é o desenvolvimento do desporto da província, providenciando condições dignas para a sua prática, através de mobilização do sector empresarial, por via da lei do mecenato, para patrocinarem os movimentos desportivos locais.
A oferta aliviou, de certa maneira, a liderança do FC de Ribáuè a quem, após o gesto, emitiu uma nota de agradecimento.

“Viemos por este ofício, comunicar que o problema de chuteiras para o Futebol Clube de Ribáuè está resolvido. O Futebol Clube de Ribáuè agradece bastante ao cabeça-de-lista de lista (da Frelimo), Eduardo Mariamo Abdula,…”, refere a nota a que o Ikweli teve acesso.
O Futebol Clube de Ribáuè foi a equipa sensação na edição passada, por sinal o seu primeiro ano em competições oficiais, tendo terminado em terceiro lugar do Nampulense. Nesta época Ribáuè encontra-se, actualmente, na sétima posição com quatro pontos, na série B, um agrupamento liderado pelo Benfica de Angoche com 12 pontos. (Constantino Henriques)