Home ACTUALIDADE Para Presidência da República: Mário Albino já submeteu sua candidatura com mais...

Para Presidência da República: Mário Albino já submeteu sua candidatura com mais de 19 mil proponentes

0
196
O candidato presidencial do AMUSI para as eleicoes de 15 de Outubro proximo disse que esta a sofrer ameacas de morte, e disse que nao se pode ter o habito de matar pessoas como foi com o Amurane

Nampula (IKWELI) – O líder do partido Acção do Movimento Unido para Salvação Integral (AMUSI), Mário Albino, submeteu na última sexta-feira (7) sua candidatura junto do Conselho Constitucional, para fazer parte da corrida à Presidência da República de Moçambique.

Esta é a segunda vez em que Mário Albino, líder do AMUSI, uma jovem agremiação política com origem na província de Nampula, concorre para a Presidência da República, sendo que a primeira vez foi nas eleições de 2019 em que bateu-se com malta Filipe Nyusi, actual Presidente da República, Ossufo Momade e o malogrado Daviz Simango.

Para suportar sua candidatura, Mário Albino conseguiu reunir cerca de 25.000 (vinte e cinco mil) assinaturas, sendo que ao Conselho Constitucional submeteu 19.150 (dezanove mil e cento cinquenta) proponentes, sendo que os outros mais de 5000 (cinco mil) proponentes estão na reserva, aguardando-se qualquer irregularidade que for constatada pelo Conselho Constitucional.

Para além da candidatura para a presidência do país, o AMUSI também submeteu no mesmo dia, as candidaturas para deputados da Assembleia da República, bem como de Membros da Assembleia Província e de cabeça-de-lista a governador da província de Nampula.

Mário Albino reitera sua confiança de que todas as candidaturas serão homologadas com sucesso, uma vez que as mesmas cumpriram todos os requisitos estabelecidos pela lei eleitoral vigente em Moçambique. Em termos de proponentes para a candidatura a Presidente da República a lei eleitoral estabelece um mínimo de 10.000 (dez mil) e máximo de 20.000 (vinte mil).

“De facto, falando do partido Acção do Movimento Unido para Salvação Integral, AMUSI, na sexta-feira entregou sua candidatura às presidências. Entregamos 19.150 proponentes, há partidos que entregam 13.000, 14.000, significa que nós entregamos muito acima daquilo que é estipulado”, disse Mário Albino.

“Portanto, não há motivo aqui para se chumbar a nossa candidatura porque como sabe, a lei estipula 10.000 como mínimo e 20.000 como máximo, e nós entregamos 19.150 candidaturas e neste momento temos até 5000 assinaturas guardadas, para qualquer solicitação. Então, não encontramos motivo de ser chumbada a nossa candidatura. Não só esse pormenor, como sabe, em 2019 nós concorremos igualmente este órgão e passamos, por isso estamos confiantes que o número que entregamos vamos passar”, acredita o timoneiro do maior partido político criado na região norte de Moçambique.

“Como não bastasse, na mesma sexta-feira entregamos, por volta das 14 horas, as candidaturas à Assembleia da República e, igualmente, os nossos colegas acompanhados pelo cabeça-de-lista a governador de Nampula, o jurista Santos Almeida, submeteram as candidaturas a Membro da Assembleia Provincial e do próprio cabeça-de-lista”, informou acrescentando líder do AMUSI. (Constantino Henriques)