Lisboa (IKWELI) – A província de Nampula participa, pela primeira vez, na Bolsa de Turismo de Lisboa, Portugal, num evento em que publicita as suas potencialidades turísticas e procura parcerias para a recuperação do sector.
O evento decorre de 12 a 16 do corrente mês e a directora provincial da Cultura e Turismo, Jamila Bicá, representa a província.
“Hoje [terça-feira, 12] pudemos participar na conferência visite Portugal que foi um evento a margem desta feira. Nesta feira, foram debatidos diversos temas de interesse para o turismo, relacionados com a tendência,
desafios do turismo nesta época que se usa inteligência artificial, foram debatidos temas sobre a tendência dos negócios na era da inteligência artificial, foram debatidos temas sobre o mercado turístico, os desafios dos mercados turísticos,” disse Bicá, anotando que neste evento participaram vários países.
Por outro lado, a directora provincial da Cultura e Turismo explicou que, também, “falou-se ainda de gastronomia, na perspetiva da internacionalização da gastronomia, sendo um elemento que converge em praticamente todos os destinos turísticos. O que quer dizer com isso é que todos os destinos turísticos têm uma gastronomia típica, e o que o turista atualmente procura é algo autêntico do mercado turístico que visita, e não aquilo que é autêntico do seu país de origem”.
Na mesma conferência, Jamila Bicá participou num painel sobre o papel da mídia na oferta e na procura por um estilo turístico, “onde se debateu profundamente sobre aquilo que a mídia tem feito e o impacto do trabalho da mídia para a divulgação e atração do turista para um determinado destino”.
“Em termos de expectativas, dizer que esta feira é uma das maiores montras das feiras internacionais, onde são discutidos vários temas relacionados à cultura e ao turismo. Nampula, ao participar, espera colher muita experiência em termos dessa ligação que deve existir entre a cultura e o turismo. Como é que nós podemos usar a cultura como um elemento para promoção de um destino turístico? Sabendo que Nampula é um destino turístico rico em termos de cultura, é interessante para nós estarmos aqui para podermos perceber como é que esse destino, que tem semelhanças com o destino de Nampula, pode nos trazer experiência para podermos alavancar o nosso destino”, anotou a governante, que afirma que “no momento em que estamos a desenhar as estratégias de promoção do destino Nampula, acreditamos que essa interação e essas conexões que vamos fazer aqui vão, não só permitir criar parcerias, mas também permitir experiência suficiente para podermos direcionar as nossas estratégias. Esta feira conta com mais de 1500 expositores, tem sido uma das maiores montras, como já me referi, e contará nesta edição com cerca de 600 eventos”.
Jamila Bicá elabora que “por ser a primeira vez a participar na feira, o nosso foco será mesmo fazer os primeiros contactos, quem sabe para posteriormente podermos ter grandes parceiros e, não só, termos também turistas que não sejam apenas do perfil que já visita Nampula, mas também de outros perfis que possam apreciar o nosso ponto turístico”.
“É nossa preocupação, também, buscar, nesta feira, parcerias estratégicas para formação, entendendo que Nampula pretende posicionar-se como um mercado turístico de referência nacional, internacional e mundial. É preciso garantir que exista qualidade nos serviços turísticos. Há vários ramos do turismo: estamos a falar de restaurantes, hotéis, casas de cultura, e todos aqueles que intervêm na cadeia de valor do turismo. Então, é preciso que haja formação para garantirmos essa qualidade, porque o turista, quando visita um destino turístico, quer sentir qualidade na prestação dos serviços”.
Ao Ikweli, Bicá precisou que “também vamos ter outros encontros onde poderemos discutir sobre a estratégia de marketing. Temos um encontro marcado com o presidente da Associação do Fórum do Turismo em Portugal. Para além de discutirmos sobre a estratégia de marketing e buscarmos algumas experiências, também vamos debater sobre as bolsas de empregabilidade e outros aspetos que poderão contribuir para o desenvolvimento de outros destinos em Nampula”.
A visão da directora Jamila Bicá compreende “visitar algumas companhias aéreas que fazem conexões e operam voos charter. Sabemos que um dos grandes desafios que temos a nível nacional é a questão da conectividade, especialmente aérea quando se trata de Nampula. Mas queremos acreditar que, nesta feira, poderemos encontrar algumas experiências de como implementar bons voos charter. Para isso, vamos procurar algumas companhias e cadeias que utilizam esse tipo de transporte para garantir o fluxo de turistas ao nosso destino. É preciso haver conectividade. Os turistas querem voar directamente ao destino e perceber que, ao saírem de Nacala até a Ilha de Moçambique, podem ter conectividade com segurança. E não só, a conectividade deve estar a um nível de capacidade de pagamento acessível para qualquer perfil de turista”.
Para esta feira, a província de Nampula levou materiais promocionais em formato de audiovisual e também em folhetos. “Levamos também alguns brindes para aqueles que forem visitar o stand de Moçambique, onde vão fazer parte alguns produtos que são típicos da nossa província que são o mussiro, a pulseira feita de pau–preto e também as potencialidades turísticas que nós temos na província de Nampula. Acreditamos que esta lembrança vai fazer com que o turista, o visitante desperte algum interesse em conhecer o destino Nampula”, concluiu Jamila Bicá.
A delegação moçambicana na Bolsa de Turismo de Lisboa é liderada pelo Secretário de Estado do Turismo, Fredson Bacar. (Redação)