“Chido” matou 8 pessoas em Nampula

Nampula (IKWELI) – O ciclone tropical “Chido”, que afectou a região norte do país, no passado dia 15 do mês em curso, matou, pelo menos, 8 pessoas em cinco distritos da província Nampula, nomeadamente Memba com três, Malema dois, Mossuril, Nacala e Eráti apenas um óbito, tendo ferido 37.

O ciclone afectou ainda 175.169 pessoas, o que corresponde a 34.891 famílias, com maior destaque para os distritos de Memba, com cerca de 90 mil, seguido de Eráti com 70 mil pessoas afectadas respectivamente.
A informação foi partilhada, nesta segunda-feira (23), pela delegação do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), durante uma sessão do Comitê Operativo de Emergência (COE).
Para além das famílias afectadas e vítimas mortais, “Chido” devastou, igualmente, 104 salas em 138 escolas o que poderá deixar 2.117 alunos e 84 professores ao relento em 2025.
Durante a apresentação, a delegada do INGD, Anacleta Botão, disse que, até ao momento, foram assistidas 600 famílias nos distritos afectados, correspondentes a 3.000 pessoas, com a distribuição de bens alimentares e não alimentares.
Entretanto, revelou haver necessidade de kits de abrigo composto por tendas, lonas, kits de cozinha, mantas, roupas, baldes e rolos plásticos, assim como bens alimentares em cereais, feijão, óleo, açúcar e sal para os próximos 7 dias.
“Estamos neste momento a trabalhar com os nossos parceiros para melhor intervirmos, prevemos que essa assistência ocorra nos próximos dias após a devida harmonização do nosso plano junto dos parceiros. Neste momento os distritos têm estado a efectuar assistência com os produtos que nós proporcionamos, temos estado a fazer sensibilização para avançarem com a reconstrução das casas e como avancei há uma equipa multissetorial para aferir os danos”, disse.
Por outro lado, o ponto focal de educação de Nampula, João João disse que o sector perdeu 156 escolas em cinco distritos, para responder foram alocadas 4 tendas e poderão ainda ser disponibilizados 4.265 kits para alunos compostos por material escolar, assim como 37 para professores.
Entretanto, o governador da província, Manuel Rodrigues, não satisfeito com a intervenção, chamou atenção para a reconstrução e reposição de escolas, principalmente no distrito de Eráti, onde houve registo de mais danos.
“O que nós constatamos no distrito de Eráti é que há problemas sérios no sector de educação, nós não queremos kits, queremos que resolvam os problemas que há no sector de educação, eu quero que os parceiros não percam o foco em oferecer cadernos e canetas enquanto o aluno está em casa, vamos nos focar nos problemas que são a reconstrução das salas e carteiras”.
Por sua vez, o Secretário de Estado na província de Nampula, Jaime Neto. pediu mais partilha de informação e harmonia entre os parceiros e o governo por forma a que não haja duplicação de apoios para uns em detrimento dos outros. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img