“Chido” matou 8 pessoas em Nampula

Nampula (IKWELI) – O ciclone tropical “Chido”, que afectou a região norte do país, no passado dia 15 do mês em curso, matou, pelo menos, 8 pessoas em cinco distritos da província Nampula, nomeadamente Memba com três, Malema dois, Mossuril, Nacala e Eráti apenas um óbito, tendo ferido 37.

O ciclone afectou ainda 175.169 pessoas, o que corresponde a 34.891 famílias, com maior destaque para os distritos de Memba, com cerca de 90 mil, seguido de Eráti com 70 mil pessoas afectadas respectivamente.
A informação foi partilhada, nesta segunda-feira (23), pela delegação do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), durante uma sessão do Comitê Operativo de Emergência (COE).
Para além das famílias afectadas e vítimas mortais, “Chido” devastou, igualmente, 104 salas em 138 escolas o que poderá deixar 2.117 alunos e 84 professores ao relento em 2025.
Durante a apresentação, a delegada do INGD, Anacleta Botão, disse que, até ao momento, foram assistidas 600 famílias nos distritos afectados, correspondentes a 3.000 pessoas, com a distribuição de bens alimentares e não alimentares.
Entretanto, revelou haver necessidade de kits de abrigo composto por tendas, lonas, kits de cozinha, mantas, roupas, baldes e rolos plásticos, assim como bens alimentares em cereais, feijão, óleo, açúcar e sal para os próximos 7 dias.
“Estamos neste momento a trabalhar com os nossos parceiros para melhor intervirmos, prevemos que essa assistência ocorra nos próximos dias após a devida harmonização do nosso plano junto dos parceiros. Neste momento os distritos têm estado a efectuar assistência com os produtos que nós proporcionamos, temos estado a fazer sensibilização para avançarem com a reconstrução das casas e como avancei há uma equipa multissetorial para aferir os danos”, disse.
Por outro lado, o ponto focal de educação de Nampula, João João disse que o sector perdeu 156 escolas em cinco distritos, para responder foram alocadas 4 tendas e poderão ainda ser disponibilizados 4.265 kits para alunos compostos por material escolar, assim como 37 para professores.
Entretanto, o governador da província, Manuel Rodrigues, não satisfeito com a intervenção, chamou atenção para a reconstrução e reposição de escolas, principalmente no distrito de Eráti, onde houve registo de mais danos.
“O que nós constatamos no distrito de Eráti é que há problemas sérios no sector de educação, nós não queremos kits, queremos que resolvam os problemas que há no sector de educação, eu quero que os parceiros não percam o foco em oferecer cadernos e canetas enquanto o aluno está em casa, vamos nos focar nos problemas que são a reconstrução das salas e carteiras”.
Por sua vez, o Secretário de Estado na província de Nampula, Jaime Neto. pediu mais partilha de informação e harmonia entre os parceiros e o governo por forma a que não haja duplicação de apoios para uns em detrimento dos outros. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Nampula vai instalar um sistema de vigilância da febre tifoide

Nampula (IKWELI) – O Conselho Executivo Provincial (CEP) de...

Bancada do MDM na AR advoga que Nampula deve receber maior bolo no orçamento para reconstrução pós-ciclones

Nampula (IKWELI) – Deputados da bancada do partido Movimento...

Nampula discute técnicas de combate a corrupção envolvendo magistrados

 Nampula (IKWELI) – A Procuradoria Provincial de Nampula, região...

Nampula: consumidores agastados com viciação de balanças nos mercados

Nampula (IKWELI) – Os consumidores da capital do norte,...

No âmbito de 100 de governação: HCN efectua cirurgia de catarata a 80 pacientes

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN),...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img