Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província de Nampula, Jaime Neto, testemunhou na manhã desta segunda-feira (23), no Estabelecimento Penitenciário Provincial, a soltura de 164 reclusos que beneficiaram do indulto presidencial.
De acordo com Jaime Neto, para além de ser um marco histórico na vida dos reclusos, também é uma grande festa para as famílias dos reclusos que foram libertados.
“Hoje, para além de ser um momento que simboliza uma nova era na vida dos reclusos indultados, é momento de festa para os seus familiares e toda comunidade onde os reclusos são oriundos, mas também é o momento ímpar para o Estado e serviços penitenciários, em particular”, disse.
Na mesma vertente, Neto disse que os reclusos saem da prisão com habilidades formativas graças ao processo de ensino e aprendizagem promovido pelos agentes penitenciários.
“Nesta ocasião queremos destacar a intervenção desenvolvida pelo serviço penitenciária, não só de natureza psicossocial, mas também actividades formativas, as actividades de agricultura e actividades extra-muros remunerado e outras de índole profissional desenvolvidas pelo serviço penitenciário provincial de Nampula, no âmbito dos pacotes reabilitativos”, precisou Neto.
Jaime Neto disse que este processo de indulto resulta de programas de reabilitação bem sucedidos, onde se impõe a produção dos direitos humanos, assim como a melhoria das condições de reclusão numa altura em que o maior desafio consiste em acabar com ociosidade do sistema penitenciários, através do programa do governo de transformar os estabelecimentos penitenciários em unidades de produção, como forma de diminuir os encargos que representam para o orçamento do Estado e alimentação da população prisional”.
Aos indultados, este governante apelou para que “uma vez postos em liberdade e reinseridos nas zonas de origem, continuem a pautar pelo bom comportamento que deram provas durante o comprimento das penas”. (Malito João)