A passos largos da Campanha Eleitoral: CNE apela ao respeito pela da legislação

Maputo (Ikweli)- A Comissão Nacional de Eleições (CNE), exorta aos partidos políticos, candidatos, membros e população em geral, a respeitar as normas estabelecidas para a campanha eleitoral e abraçando comportamentos cívicos socialmente aceitáveis para evitar ilícitos e crimes eleitorais que têm constituído grande preocupação aos órgãos de gestão e administração do processo.

De acordo com o presente da CNE, Carlos Matsinhe, que falava esta sexta-feira (22), em Conferência de Imprensa na capital do país, Maputo, apelou o seguinte “não usemos  da campanha eleitoral para promover desordem, nem incitamento ao ódio, ofensa moral que tem levado a injúria, a difamação, bem como devemos evitar violência física e outras formas de injustiça, pois todos concorrentes são compatriotas e apenas adversários de ocasião. Igualmente não integramos menores nas nossas caravanas nem membros ou  simpatizantes sobre efeito de álcool ou qualquer outra droga”

Carlos Matsinhe, recomenda ainda que

“A circulação da informação bem como o respeito pelas entidades públicas,  são fundamentais para o sucesso da campanha eleitoral”.

O presidente da CNE, também falou do uso dos meios de Estado em campanha eleitoral “O uso de bens do estado  pelos partidos políticos e seus candidatos, o recurso aos lugares de culto aos recintos escolares o impedimento e a obstrução de outros partidos de realizar suas actividades, sabotagem sabotagem de matérias de campanha constituem ilícitos eleitorais e são punidos por lei”, disse.

Matsinhe  é igualmente pelo respeito da vida privada “Alertar aos cidadãos, simpatizantes e os de mais a adoptarem a melhor forma de ser e estar na vida privada principalmete em público. Temos certeza de que com a capacidade educativa dos partidos políticos e grupo de cidadãos proponentes e os candidatos, meios de comunicação social entre outros actores da sociedade alcancemos uma maior aderência as urnas, reduziremos abstenção  e reduzirmos os crimes Eleitorais”. Refira-se que a Campanha Eleitoral inicia decorre de 24  de agosto à 6 de outubro. (Antonia Mazive)

Hot this week

Governador de Nampula e jovens de Memba juntam-se em lareira da esperança e paz

Memba (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Governador visita Plano e Finanças com a mensagem de bem-servir, humildade e respeito ao povo

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img