Maputo (IKWELI) – Perdeu a vida o político, escritor, músico, jornalista e antigo secretário-geral da Organização Nacional de Jornalistas (ONJ), percursora do actual Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), Manuel Jorge Tomé.
Manuel Tomé já foi chefe da brigada central de assistência a província de Nampula pela Frelimo, partido de que já foi secretário-geral.
Uma nota do SNJ enviada a partir de Maputo, onde o malogrado perdeu a vida vítima de doença, refere que Manuel Tomé foi “jornalista de profissão, antes de abraçar a política activa, Manuel Tomé foi o segundo Secretário-Geral da história da ONJ (criada a 11 de Abril de 1978), tendo sido eleito no decurso da II Conferência Nacional, realizada em Maputo em Agosto de 1986. Desempenhou as funções até 1991”, por isso “em representação da ONJ, Tomé foi eleito Vice-Presidente e, posteriormente, Presidente da então Organização Internacional de Jornalistas”.
Nascido a 20 de Novembro de 1952, em Chimoio, província de Manica, Manuel Tomé foi Chefe da Redacção do jornal Notícias e Director-Geral da Rádio Moçambique, onde “teve um papel fundamental na edificação dos alicerces da comunicação social moçambicana no pós-independência nacional”. (Redação)