A partir de agosto próximo: MISAU começa a receber voluntários do Corpo da Paz

Maputo (IKWELI) – A partir de agosto do corrente ano, o ministério moçambicano da Saúde (MISAU) vai receber voluntários do Corpo da Paz, os quais vão trabalhar junto às suas contrapartes locais na implementação da Estratégia de Saúde Escolar e do Adolescente e Jovem, contribuindo assim para a melhoria da saúde e bem-estar dessas camadas da população.

Para o efeito, foi assinado, na semana passada, um memorando de entendimento entre o MISAU e o Corpo da Paz, que visa assegurar a implementação das actividades.

“Moçambique continua a enfrentar um peso significativo de doenças transmissíveis, com destaque para o HIV/SIDA, afectando desproporcionalmente a população jovem e feminina”, disse, no acto da assinatura do referido memorando, Peter Vrooman, embaixador dos EUA em Moçambique.

Desde 2004 (dois mil e quatro), segundo Vrooman, “o Corpo da Paz disponibiliza Voluntários Americanos para trabalharem lado a lado com as suas contrapartes moçambicanas nas diversas comunidades do país. Juntos, eles implementaram actividades de promoção de saúde e prevenção de diversas doenças com destaque para o HIV/SIDA e Malária”, os quais “colaboram com profissionais de saúde pública moçambicanos, voluntários da comunidade local e professores para fornecer apoio eficaz e criativo e envolvimento comunitário. Os voluntários e as suas contrapartes lideram grupos extracurriculares de jovens e facilitam formações que discutem temas como liderança, voluntariado, empoderamento das raparigas, relações saudáveis, violência baseada no género e prevenção do HIV/SIDA e da Malária”.

“Até hoje, mais de 1,700 (mil e setecentos) Voluntários do Corpo da Paz serviram em Moçambique. Infelizmente, a pandemia da COVID-19 forçou a evacuação global dos Voluntários para os Estados Unidos, suspendendo o trabalho deles durante quatro anos. Mas hoje estamos juntos para marcar o recomeço desta parceria, em que trabalharemos na resposta ao HIV/SIDA em Moçambique”, recordou o diplomata. (Redação)

Hot this week

Governador de Nampula acena retorno à Chipene e Mazua

Mazua (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Secretário de Estado do Vaticano vem a Maputo

Maputo (IKWELI) - O Secretário de Estado do Vaticano,...

Nampula: Jornalistas discutem sobre a carteira profissional

Nampula (IKWELI) - O MISA Moçambique e o Sindicato...

Governador de Nampula não quer sangue nas estradas  durante a quadra festiva

Nampula (IKWELI) - O governador da província de Nampula,...

Topics

Governador de Nampula acena retorno à Chipene e Mazua

Mazua (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Secretário de Estado do Vaticano vem a Maputo

Maputo (IKWELI) - O Secretário de Estado do Vaticano,...

Nampula: Jornalistas discutem sobre a carteira profissional

Nampula (IKWELI) - O MISA Moçambique e o Sindicato...

Governador de Nampula não quer sangue nas estradas  durante a quadra festiva

Nampula (IKWELI) - O governador da província de Nampula,...

Chapo e PMA reforçam parceria para apoio humanitário e programas sociais

Maputo (IKWELI) - O Presidente da República (PR), Daniel...

SdE exorta graduados da UniRovuma a servirem o país com integridade

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...

Kóxukhuro reforça capacidades na monitoriza de direitos humanos em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Associação Kóxukhuro encerrou na última...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img