Maputo (IKWELI) – A partir de agosto do corrente ano, o ministério moçambicano da Saúde (MISAU) vai receber voluntários do Corpo da Paz, os quais vão trabalhar junto às suas contrapartes locais na implementação da Estratégia de Saúde Escolar e do Adolescente e Jovem, contribuindo assim para a melhoria da saúde e bem-estar dessas camadas da população.
Para o efeito, foi assinado, na semana passada, um memorando de entendimento entre o MISAU e o Corpo da Paz, que visa assegurar a implementação das actividades.
“Moçambique continua a enfrentar um peso significativo de doenças transmissíveis, com destaque para o HIV/SIDA, afectando desproporcionalmente a população jovem e feminina”, disse, no acto da assinatura do referido memorando, Peter Vrooman, embaixador dos EUA em Moçambique.
Desde 2004 (dois mil e quatro), segundo Vrooman, “o Corpo da Paz disponibiliza Voluntários Americanos para trabalharem lado a lado com as suas contrapartes moçambicanas nas diversas comunidades do país. Juntos, eles implementaram actividades de promoção de saúde e prevenção de diversas doenças com destaque para o HIV/SIDA e Malária”, os quais “colaboram com profissionais de saúde pública moçambicanos, voluntários da comunidade local e professores para fornecer apoio eficaz e criativo e envolvimento comunitário. Os voluntários e as suas contrapartes lideram grupos extracurriculares de jovens e facilitam formações que discutem temas como liderança, voluntariado, empoderamento das raparigas, relações saudáveis, violência baseada no género e prevenção do HIV/SIDA e da Malária”.
“Até hoje, mais de 1,700 (mil e setecentos) Voluntários do Corpo da Paz serviram em Moçambique. Infelizmente, a pandemia da COVID-19 forçou a evacuação global dos Voluntários para os Estados Unidos, suspendendo o trabalho deles durante quatro anos. Mas hoje estamos juntos para marcar o recomeço desta parceria, em que trabalharemos na resposta ao HIV/SIDA em Moçambique”, recordou o diplomata. (Redação)