Niassa: Menor de 4 anos violada até a morte em Metarica

Lichinga (IKWELI) – Uma criança de 4 anos de idade foi violada sexualmente por um indivíduo de 48 anos de idade até a morte no distrito de Metarica, na província do Niassa, no dia 7 de dezembro último.

O indivíduo, que após cometer este acto bárbaro atirou o corpo da vítima para um rio, foi neutralizado e detido pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) naquele ponto do país.

Moisés Matangue, porta-voz do SERNIC no Niassa, conta que aqueles  serviços, tomaram conhecimento da existência de um corpo sem vida no rio Namithala, cuja presença no local era tida como sendo um afogamento, segundo acreditavam os familiares e vizinhos, mas que após exames cadavéricos concluiu-se que a menor apresentava sinais de perfuração no pescoço, como também vestígios de que teria sido violada sexualmente.

“O trabalho de investigação iniciou e levou a detenção de um nacional de 48 anos de idade que é confesso. Na altura dos factos era vizinho da residência onde a menor vivia. Este indiciado ter-se-ia aproveitado da ausência dos pais para levar a menor”, afirmou, acrescentando que “este nacional já foi detido e presente ao juiz de instrução criminal foi ouvido em primeiro interrogatório e legalizada a sua situação de detenção”.

Na ocasião, Moisés Matangue fez saber, igualmente, que foi detido um antigo membro da Polícia da República de Moçambique (PRM), de 35 anos de idade, por este fazer parte de uma quadrilha que efectuava roubos no distrito de Cuamba.

O ex-agente aterrorizava suas vítimas na companhia de dois seus comparsas, ora a monte, e dedicavam-se ao roubo de valores monetários que variam entre 40.000,00Mt (quarenta mil meticais) a 50.000,00Mt (cinquenta mil meticais).

“No mês de Novembro tivemos registo de alguns casos de roubo agravado cometidos com recurso a arma de fogo do tipo A-K47. Esse indivíduo, que é ex-membro da polícia, foi detido porque, todo trabalho recolhido, permitiu concluir que tinha sido aquele indivíduo que participou naquelas acções criminosas em conjunto com mais dois indiciados que já foram identificados, estando a decorrer processos para a sua neutralização”, avançou.

O porta-voz disse ainda que o indivíduo já tinha sido detido pelo SERNIC em 2020, em conexão com um caso de roubo e homicídio de um cidadão de nacionalidade somáli que se fazia ao distrito de Sanga, para a compra de produtos agrícolas.

Encontra-se também detido um jovem de apenas 25 anos de idade, que por motivos passionais agrediu fisicamente a sua esposa de 22 anos, e a mesma perdeu a vida. Trata-se de um caso que ocorreu recentemente no distrito de Cuamba, província do Niassa, região norte de Moçambique.

Ainda no Niassa, um indivíduo foi detido pelo SERNIC indiciado da prática de homicídio, cuja vítima é a própria esposa.

“O SERNIC quando chegou ao local dos factos efectuou os respectivos exames e concluiu que, na verdade, aquela morte tinha sido em resultado da agressão do indivíduo de 25 anos. O mesmo foi detido, já foi presente ao juiz de instrução criminal que o ouviu no primeiro interrogatório e manteve a sua situação de prisão”, avançou. (Ângela da Fonseca, em Lichinga)

Hot this week

Governador de Nampula e jovens de Memba juntam-se em lareira da esperança e paz

Memba (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Governador visita Plano e Finanças com a mensagem de bem-servir, humildade e respeito ao povo

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img