Maputo (IKWELI) – A Embaixadora da agenda Mulheres, Paz e Segurança (MPS) do Canadá, Jacqueline O’Neill, está de visita a Moçambique desde o dia 21 do corrente mês, devendo permanecer até ao dia 24, como parte de uma missão de três países em África para afirmar o compromisso do Canadá na promoção da inclusão do género nos esforços de paz.
Acompanhada pela Alta-Comissária do Canadá em Moçambique, Sara Nicholls, a Embaixadora O’Neill reunir-se-á́ com grupos da sociedade civil, funcionários do governo e agências da ONU para discutir as oportunidades e desafios no espaço MPS.
De acordo com uma nota de imprensa distribuída pelo Alto Comissariado do Canadá em Maputo, “o objectivo da visita é sublinhar a importância de assegurar a participação significativa das mulheres na resolução de conflitos – um passo essencial para a paz sustentável e uma prioridade central da política externa do Canadá”.
Em Maputo e Pemba, a Embaixadora O’Neill reunir-se-á com altos funcionários do governo para enfatizar os esforços de colaboração do Canadá com parceiros globais e locais na obtenção de resoluções sustentáveis para os conflitos, tanto a nível nacional como através de iniciativas multilaterais, nomeadamente nas Nações Unidas.
“Esta missão surge na sequência da ratificação pelo Conselho de Ministros do Canadá do 3º Plano de Acção Nacional (2023-2029) sobre MPS, em dezembro último. Reflete a evolução da Agenda MPS e compromete-se a promovê-la no país e no estrangeiro com humildade e determinação”, conclui a nota, cujo conteúdo estivemos a citar. (Redação)