Nampula (IKWELI) – A selecção do distrito de Nampula ainda não encontrou um adversário à sua altura na fase provincial dos jogos desportivos escolares, por isso nas duas partidas realizadas na sua série conseguiu, sem grandes complicações, derrotar por 6 golos, sem resposta, os distritos de Ribáuè e Mecubúri, respectivamente, em futebol onze masculino.
Primeiro foi a selecção distrital de Ribáuè a cair no azar, naquela que foi a partida de abertura dos jogos desportivos escolares, fase provincial de Nampula, e foi disputado no Estádio 25 de Junho, local das cerimónias oficiais de abertura das competições.
Nesta partida a equipa de Ribáuè tentou mostrar certa resistência, mas bastaram apenas 20 minutos para Nampula abrir o caminho dos golos até chegar aos 6 a 0.
Já nesta terça-feira (16) em pleno campo da Texmoque, naquelas bandas de Napipine, os nampulenses voltaram a exibir sua musculatura tendo “abatido” a turma de Mecubúri pelo incontestável resultado de 0 a 6.
“Nesses dois jogos ganhamos, as vitórias foram boas. Eles são fracos, mas tem bons talentos, só falta garra, por isso peço aos misteres para trabalharem com seriedade, apenas falta o trabalho técnico. Olhando o que aconteceu nos dois jogos, prometo que seremos campeões da província”, almeja César Cesaltino, capitão da selecção de Nampula.
Para Beto Riquito, capitão da selecção de Mecubúri, a derrota da sua equipa deveu-se a falta de maturidade dos seus colegas.
“O jogo foi bom, mas nós não estivemos a competir com eles, porque eles foram maduros. Eram idosos e nós miudinhos, por isso foi muito difícil para nós. A equipa de Nampula tem jogadores grandes e nós não conseguimos fazer frente e acabamos por perder 6-0”, lamentou o atleta.
Nacala sofre, mas vence Nacarôa
A contar para a série D, a selecção distrital de Nacala derrotou, de forma sofrida, a turma do distrito de Nacarôa, por 2-0, em masculinos, partida disputada nesta terça-feira no campo da Texmoque.
Foi um jogo em que as duas agremiações se bateram dentro das quatro linhas, mas à equipa de Nacarôa faltou determinação no momento de finalização, o que concorreu na eliminação precoce da prova, após derrota de duas bolas sem resposta.
“Foi mais um jogo, o adversário não se despreza e bateu-se, e ganhou quem marcou golos, mas fomos infelizes pelas oportunidades não concretizadas, mas em todo caso fomos superiores em campo. O adversário nunca é pequeno, nós não o conhecíamos preparamos cada jogo da mesma maneira, mas encontramos algumas facilidades por parte deles, até o resultado de 2 a 0 foi escasso, seria até mais”, entende Rachide Amisse, técnico da selecção de Nacala.
“Estivemos bem na primeira parte, conseguimos controlar o adversário ao longo da primeira parte, depois fomos na segunda parte onde sofremos os dois golos. A falha foi nossa, não conseguimos controlar o adversário, eles foram em cima de nós e, pronto”, analisou Buchamo Zacarane, técnico de Nacarôa.
Outros resultados, na modalidade de futebol masculino, a que o Ikweli teve acesso são:
Angoche 10-9 Larde (conseguido nas grandes penalidades depois de 1-1), Murrupula 6-0 Rapale, Liupo 0-1 Moma, Malema 0 – 1 Lalaua.
No futebol feminino, jogos da primeira jornada: Nampula 2-0 Ribáuè, Mossuril 0-3 Mogovolas, Murrupula 2-0 Rapale, Nacarôa 0-3 Nacala, Monapo 1-0 Eráti, Liupo 2-0 Moma. (Constantino Henriques)