Nampula: Turismo reergue-se da covid-19

Nampula (IKWELI) – As autoridades governamentais da província de Nampula, através da direcção provincial da Cultura e Turismo, destacam melhorias no fluxo de turistas internos e externos, em relação ao período de pico da pandemia da COVID-19 que ditou o encerramento de diversos complexos e locais turísticos da província que visava a mitigação dos efeitos da doença.

A informação foi avançada pelo respectivo director, Omar Aquiamungo, para quem antes a província, à semelhança das outras regiões do país, ressentia-se da falta de visitantes, facto que impactou negativamente no sector de turismo, reduzindo assim as receitas advindas neste sector. Contudo, embora sem revelar números, a província aproveita-se do relaxamento das medidas para se reerguer.

“Nós estávamos praticamente bloqueados e, agora com a reabertura, consideramos que é o momento de darmos boas-vindas aos nossos hóspedes na província de Nampula”, adiantou Aquiamungo, sobre a estratégia de promoção do turismo por via de uma iniciativa de boas-vindas aos turistas, organizada pelo pelouro para capitalizar a frequência e fluxo de visitantes.

Aquiamungo perspectiva fluxo de turistas em grande escala, ao considerar que até Agosto do presente ano a província atingiu 38% de visitantes. Além disso, porque se avizinha o período de pico de movimento de turistas, parte da província já está no nível avançado de reservas, como é o caso do distrito de Mossuril que conta com pouco mais de 80% de reservas esgotadas.

Sabe-se que até Dezembro deste ano a província prevê receber cerca de 270.000 (duzentos e setenta mil) turistas, sendo que até o mês de Agosto os números rondavam nos 101.000 (cento e um mil) turistas. Todavia, o dirigente não descarta a possibilidade de se alcançar a meta, ao considerar o relaxamento de medidas de prevenção da pandemia da COVID-19 no país.

Para tal, segundo Omar Aquiamungo, é importante a criação de pacotes que facilitem a promoção do turismo doméstico, daí a necessidade de se reflectir sobre a capitalização do turismo.

De acordo com as suas palavras, “o moçambicano não tem capacidade de pagar valores altos, mas se os nossos operadores corresponderem com a redução de pacotes e promoverem, nos seus estabelecimentos, eventos que possam permitir a retenção mais um dia de um turista, significaria ganhos para a província”. (Esmeraldo Boquisse)

Hot this week

Pelo menos 60 pessoas vão ser submetidos a cirurgia de correção de estrabismo no HCN 

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 60 pessoas, vivendo com...

Amontoado de lixo coloca em risco população de Mutauanha 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha,...

Bispos caminham com a juventude na 131ª Assembleia da CEM

Maputo (IKWELI) – Os bispos Católicos de Moçambique estão...

Maputo acolhe jovens católicos de todo o país para a III JNJ

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo, capital de...

Governador de Nampula e parceiros de cooperação discutem regresso de famílias deslocadas à Memba

Alua (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Topics

Amontoado de lixo coloca em risco população de Mutauanha 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha,...

Bispos caminham com a juventude na 131ª Assembleia da CEM

Maputo (IKWELI) – Os bispos Católicos de Moçambique estão...

Maputo acolhe jovens católicos de todo o país para a III JNJ

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo, capital de...

Governador de Nampula acena retorno à Chipene e Mazua

Mazua (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Secretário de Estado do Vaticano vem a Maputo

Maputo (IKWELI) - O Secretário de Estado do Vaticano,...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img