Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique (PRM), ao nível da província de Nampula, já se pronunciou sobre as primeiras horas do dia da greve geral anunciada pelo candidato presidencial, Venâncio Mondlane, para esta segunda-feira (21) e disse que foram caracterizadas por ambiente calmo.
Rosa Nilza Chaúque, porta-voz do Comando Provincial da PRM em Nampula, que deu esta informação, garantiu que em muitos locais, que considerou como estratégicos, foram mobilizados os membros da corporação para manter a ordem e segurança das populações.
Por outro lado, instou aos cidadãos, sobretudo jovens, a não aderirem a qualquer manifestação que incitam a violência, bem como o retrocesso do desenvolvimento económico do país.
“No que se refere a situação na província de Nampula, até neste momento, estamos a observar uma situação calma e controlada. Em relação ao posicionamento da PRM ao nível da província de Nampula, estamos posicionados em vários lugares estratégicos, assim como nos lugares que podem acontecer situações de desordem pública, a polícia está posicionada para fazer aquilo que é a reposição da ordem pública, se a caracterizar-se uma situação que requer a nossa intervenção”, disse Rosa Chaúque.
“Se tratar-se de uma manifestação pacífica, a polícia poderá fazer o seu acompanhamento, em relação a greve anunciada para o dia de hoje. Porem, até neste momento há uma verificação de algumas instituições que continuam fechadas, sobretudo do sector privado. Queremos apelar toda a população para que se mantenha calma e que façam suas actividades normais pois a polícia encontra-se no terreno para manter a ordem e tranquilidades públicas”, acrescentou.
“Até ao momento não tivemos nenhuma incidência em relação as manifestações, porem queremos apelar a população para que não adiram a situação de instigação a violência e a desordem publica, acreditem na polícia para, também, manter aquilo que é a tranquilidade pública e estamos a garantir aquilo que é a livre circulação de cidadãos e seus bens”, precisou a porta-voz da PRM em Nampula.
De resto, alguns jovens na cidade de Nampula, na sua maioria comerciantes informais e operadores de táxi -mota lamentaram pelo dia perdido, pois a cidade manteve-se calma e com poucas pessoas a circular.
“Tenho a informar a todas as pessoas que venham aqui na cidade fazer vossas compras. Nós já estamos aqui no mercado central, venham comprar, tudo aqui está calmo, não tenham medo”, disse Vaquina, um comerciante no mercado central de Nampula.
Por causa da ausência de clientes, pelo menos por volta das 11 horas desta segunda-feira, os comerciantes no mercado central de Nampula encontravam-se em pequenos grupos a realizarem alguns jogos online. (Constantino Henriques)