Nampula: Mototaxistas querem continuar a circular de “borla” na cidade

Nampula (IKWELI) – Os operadores de táxi de mota na cidade de Nampula, maior centro urbano do norte de Moçambique, dizem que não se sentem confortáveis com a taxa de actividade diária imposta pela edilidade e cobrada pela Associação dos Voluntários e Orientação dos Mototaxistas (AVOTANA) que, num futuro breve, deverá ser-lhes cobrada.

Diariamente, estes actores económicos devem contribuir com 10,00Mt (dez meticais) das suas receitas, valor que, a posterior, deverá ser repartido entre o conselho autárquico da cidade de Nampula e a AVOTANA.

“Não vou conseguir fazer pagamentos de taxas diárias de 10 meticais, porque sou a única fonte de renda para minha família e meus filhos dependem 100% de mim”, comenta o mototaxistas Cornélio Guilherme, que tem o ponto da Petrona como a sua praça.

Esmildo, outro taxista da mesma praça, também, discorda desta medida, anotando que “pedimos que AVOTANA para diminuir esse valor”.

Ainda indisposto com a medida, esta fonte reconhece que “entendemos que é para o nosso bem, mas também pedimos que o governo olhe por nós e nos ajude também. 10,00Mt diariamente é muito para nós”, sugerindo que este montante seja cobrado pelo período de, pelo menos, uma semana.

Não é somente esta taxa que preocupa os mototaxistas, como também a taxa anual de licenciamento, tal como comentou Emílio Jossias. “Pedimos, igualmente, que diminuam o valor da licença”.

Actualmente, a taxa anual de licenciamento para a actividade de moto-táxi está fixada em 2.500,00Mt (dois mil e quinhentos meticais).

Hélder, um taxista que tem a sua praça nas imediações do campus universitário da UniRovuma (Universidade Rovuma), em Napipine, diz que a taxa é alta, pois, semanalmente, deverá tirar da sua receita 70,00mt (setenta meticais), o que não o conforta.

“Apesar de não nos terem cobrado até agora achamos que este valor será muito para nós. Pedimos que a AVOTANA nos ajude a resolver esse problema, porque para nós é muito, principalmente aos pais desempregados que tem filhos”, comentou o taxista Nelson.

O vereador do pelouro de Transporte e Comunicações no conselho autárquico da cidade de Nampula, Carlos Furumula, explica ser necessário a contribuição de todos para a melhoria das condições de vida na autarquia. (Ruth Lemax)

Hot this week

Pelo menos 60 pessoas vão ser submetidos a cirurgia de correção de estrabismo no HCN 

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 60 pessoas, vivendo com...

Amontoado de lixo coloca em risco população de Mutauanha 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha,...

Bispos caminham com a juventude na 131ª Assembleia da CEM

Maputo (IKWELI) – Os bispos Católicos de Moçambique estão...

Maputo acolhe jovens católicos de todo o país para a III JNJ

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo, capital de...

Governador de Nampula e parceiros de cooperação discutem regresso de famílias deslocadas à Memba

Alua (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Topics

Amontoado de lixo coloca em risco população de Mutauanha 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha,...

Bispos caminham com a juventude na 131ª Assembleia da CEM

Maputo (IKWELI) – Os bispos Católicos de Moçambique estão...

Maputo acolhe jovens católicos de todo o país para a III JNJ

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo, capital de...

Governador de Nampula acena retorno à Chipene e Mazua

Mazua (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Secretário de Estado do Vaticano vem a Maputo

Maputo (IKWELI) - O Secretário de Estado do Vaticano,...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img