Nguenha leva “Deuses de África” para o Festival Internacional de Teatro do Inverno

0
406

Nampula (IKWELI) – O grupo teatral Nguenha está desde o final de maio último na capital do país, Maputo, a representar a província de Nampula, em particular, e a região norte no geral, na 20ª edição do Festival Internacional de Teatro do Inverno (FITI), um dos maiores eventos de teatro que é feito em Moçambique.

Trata-se de uma iniciativa organizada pela Associação Girassol com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, iniciativa que teve início em 2004 com o objectivo de apoiar os pequenos grupos de teatro na divulgação do seu trabalho artístico, promoção do associativismo cultural e formação de novos actores.

O FITI é um evento demonstrativo, onde o público tem a oportunidade de assistir várias peças teatrais que são apresentadas em diferentes pontos da cidade de Maputo.

Antônio Álvaro, encenador do grupo teatral Nguenha, disse ao Ikweli que participar do FITI constitui, para o grupo, uma oportunidade para troca de experiências com os outros grupos teatrais oriundos de países como Angola, Brasil, África do Sul, Zimbabwe, Tanzânia, Portugal entre outros, embora seja a segunda vez que o grupo participa no evento.

“Esta não é a primeira vez que participamos do festival, já estivemos cá em 2017, e notamos que este festival nos ajudou a ganhar mais experiência. Estamos aqui para aprender um com o outro. Aqui estão vários grupos de outros países, estamos a aprender com eles e ganhar uma nova visão de como se faz o teatro”, disse Álvaro.

A peça teatral que o grupo vai apresentar no festival é intitulada “Deuses de África”, a qual retrata os hábitos e costumes de África, apelando para que os mesmos sejam preservados como a principal identidade dos povos do continente, e tal como disse Álvaro, a peça já recebeu vários convites para ser apresentada em Luanda, capital angolana, e no Brasil.

“O nosso maior desafio é continuar a levar o teatro de Nampula para outros cantos do país e do mundo. Dizer para o público de Nampula que o grupo teatral Nguenha vai continuar a trabalhar para representar da melhor forma a província de Nampula”.

Antônio Álvaro falou, por outro lado,  sobre dos desafios dos fazedores do teatro em Nampula, onde referiu que as pessoas ainda não acreditam no teatro, “mas nós acreditamos que ainda é possível fazer teatro em Nampula, apesar das dificuldades, tanto é que como as pessoas têm visto, nós continuamos firmes a fazer teatro  porque acreditamos que é possível ser actores em Nampula, por esta razão nós já recebemos vários convites para participar em eventos de teatro em Portugal, Brasil, mas não conseguimos lá estar  por falta de apoio”.

O Festival Internacional de Teatro de Inverno, decore até o dia 9 de junho em curso. (Adina Sualehe)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui