Nampula (IKWLEI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, dedicou a sua manhã de sábado (22) a um diálogo e aproximação aos jovens da capital provincial, durante uma passeata informal e de interação.
Por diversas ruas da urbe, tio Salim, como é carinhosamente tratado, conversou com jovens, mulheres, raparigas e adolescentes, que pelo comércio informal procuram resolver os problemas do seu quotidiano.
Igualmente, Abdula visitou os escultores e artistas sedeados no recinto do Museu Nacional de Etnologia, onde transmitiu o seu calor e esperança de dias melhores.
“A principal queixa dos jovens [pessoas] tem a ver com o elevado custo de vida,” anotou o governador quando interpelado pelo Ikweli, tal como reconheceu a complexidade da situação, mas não deixou de referir que “é preciso que haja reformas, mas acima de tudo entendermos que vandalizar as coisas [infra-estruturas públicas, privadas e de particulares] não resolve o problema.”, disse.
Igualmente, tio Salim disse que “os jovens pedem mais oportunidade de emprego e facilidade para o auto-emprego. Pediram treinamentos para o domínio do empreendedorismo”.
Segundo garantiu o governador, “vamos desenvolver iniciativas de empoderamento juvenil e para as mulheres, de forma que sejam supridas todas as preocupações destes grupos sociais”.
As pessoas com quem o governador interagiu não esconderam a sua satisfação, afirmando que “é uma coisa rara, aliás nunca antes aconteceu. Termos um governador que vem na rua conversar connosco, sem seguranças, e pedir a nossa opinião. Estamos felizes”. (Redação)