Nampula (IKWELI) – A travessia sobre o rio Monapo, na ligação entre os distritos de Nampula e Muecate, é, desde sempre, um calvário para os utentes daquela via e com a época chuvosa, a situação torna-se ainda mais crítica.
Nas últimas semanas, a travessia tornou-se impossível e a notícia chegou ao governador da província de Nampula, Eduardo Mariano Abdula, que na manhã deste domingo (23) visitou o local e deu garantias de uma solução para o problema.
Abdula interagiu com a população, ficou comovido e garantiu que imediatamente uma embarcação do INGD [Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres] para suprir a travessia da população, sobretudo mulheres, crianças e idosos.
Juma Chango, chefe da localidade de Saua Saua, no distrito de Nampula, explicou ao governador que mais de 11.800 habitantes da sua circunscrição usam a via e a travessia tem sido um grande problema.
Uma outra solução é a montagem de uma ponte móvel, saída que, segundo a delegada do INGD em Nampula, Anacleta Botão, carece de um estudo e opinião técnico da Administração Nacional de Estradas (ANE).
“Do fundo meu coração é uma grande tristeza ver que o meu povo, até a esta altura, estar a atravessar em situações tão lastimosa como esta. Fique a saber aqui e agora que há uma semana perdemos uma criança aqui na travessia, que foi devorado por crocodilos,” comentou o governador.

Abdula explica que “dentro daquilo que for a possibilidade a travessia de pessoas e bens está garantida”, mas “estamos também a aguardar que haja um estudo da ANE para ver se conseguimos ter uma ponte alternativa flutuante. Temos a ponte em solo, mas é preciso que haja um estudo para como é que está o caudal para ver onde se montar”.
“Resolvendo a transitabilidade aqui, torna-se mais fácil o fluxo de pessoas e bens de e para Muecate, Mecubúri e outros pontos,” concluiu o governador. (Redação)