Nacala (IKWELI) – Os moradores das cidades de Nampula e Nacala louvam o regresso de comboio de passageiros, neste domingo (8), 30 anos depois, por considerar que a decisão vai ajudar na comunicação entre as duas cidades estratégicas da província, a preços acessíveis.
Numa primeira fase, o comboio de passageiro, ligando as cidades de Nampula e Nacala (Muchilipo), fará três viagens semanais, cujos dias da semana não foram avançados. Para além das duas cidades, a locomotiva tem os pontos intermédio como Anchilo, Namialo, Metocheria, Monapo, Meconta, Nacavala, Namarral.
Em termos de preços, de Nampula a Nacala (Muchilipo), por exemplo, está fixado o valor de 170,00Mt (cento e setenta meticais) na classe económica, um montante que representa uma redução de mais de 50% em relação os 350,00Mt (trezentos e cinquenta meticais) praticados pelos transportadores de semicolectivos que operam na mesma rota.
“Agradecemos ao governo e a empresa Nacala Logistics por decidirem em devolver o comboio para nós população, porque vai facilitar a nós que não temos dinheiro para viajarmos para a cidade de Nampula. 170 ,00Mt é muito normal, eu por exemplo assim estou a ir a Nampula para fazer minhas compras”, disse Tina Mokhalana, uma das passageiras da primeira viagem.
Para Jehane Ussene, outro passageiro, “o sentimento é de agradecimento ao governo e a empresa e isso significa que Nacala está a crescer. Estou mesmo a gostar porque assim, com esses valores que estarão a cobrar, significa que muitas pessoas vão conseguir viajar, para aqueles que não tinham condições para viajar”, disse o viajante.
A cerimónia que marcou o regresso do comboio de passageiros teve lugar na zona de Muchilipo, em Nacala, e foi dirigida pelo Ministro dos Transportes e Comunicação, Mateus Magala, o qual sua intervenção sublinhou que o regresso do comboio de passageiros vai contribuir significativamente na melhoria das condições de vida das pessoas, sobretudo residentes ao longo do corredor de Nacala.
“Este é o momento histórico para todos nós, para todo o país e para a região. E marca o renascimento de esperança de milhares de moçambicanos que vivem e trabalham ao longo do corredor de Nacala, agora recebem um serviço essencial que vai contribuir na melhoria da qualidade das suas vidas, mas também das comunidades envolvidas”, disse Mateus Magala.
Face a isso, o ministro exortou aos utentes para o bom uso da locomotiva para garantir o longo período da sua utilização.
“A introdução de comboio de passageiro de Nampula a Nacala e vice-versa, vai proporcionar uma alternativa viável de mobilidade urbana e segura de pessoas e bens a custos relativamente baixos, facto que poderá traduzir-se na redução do preço final dos consumidores dos produtos transportados por esta via. O transporte ferroviário vai facilitar o escoamento de produtos frescos da baía de Nacala, Naca-à-velha, Memba, Matibane, melhorando assim a renda dos pescadores, bem como da qualidade dos recursos mariscos para a cidade de Nampula e outros pontos intermédios”, referiu Magala.
Segundo acredita Mateus Magala, “com a introdução de comboio de passageiros, a estação ferroviária de Monapo reassume o seu papel de ponto de convergência de turistas que flui com bastante interesse a Ilha de Moçambique, Mossuril e outros pontos de interesse turístico”.
Presente no acto, Jaime Neto, Secretário de Estado na província de Nampula, disse também acreditar que a reintrodução do comboio de passageiros vai dinamizar a economia daquela parcela moçambicana.
“Hoje estamos aqui reunidos para marcar um evento histórico, a reinauguração de transporte público de passageiro de Nampula a Nacala após três décadas de paralisação. Este é um marco importante para a nossa província, para as nossas comunidades, e para o nosso desenvolvimento socioeconómico”, disse Jaime Neto, acrescentando que “esse projecto de reintrodução da locomotiva para o transporte de passageiros, não é apenas sobre os trilhos da locomotiva, é sobre a conectividade, o progresso e prosperidade que entrará para as nossas vidas, a medida em que este comboio serpenteia sobre vários destinos da nossa província, neste troço de Nampula – Nacala, ela carrega consigo não apenas passageiros e carga, mas também esperança e oportunidade para todos nós viajarmos em comodidade, segurança e, também, com valores bastantes baixos”.
Abhay Mishra, representante da Nacala Logistics, frisou na ocasião que a reintrodução da circulação de comboio de passageiro na rota Nampula-Nacala faz parte do compromisso social da empresa, tendo destacado várias realizações da empresa em benefício das comunidades abrangidas pelo corredor, como a construção de escolas, no caso do distrito de Ribáuè, treinamento de jovens para o mercado de trabalho, entre outras acções de responsabilidade social. (Constantino Henriques)