Porto de Nacala já pode manusear mais de 250 mil TEU’s por ano

0
352

Nacala (IKWELI) – O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, procedeu na manhã deste sábado (7) a inauguração da reabilitação, ampliação e modernização do porto de Nacala, na província de Nampula.

A infra-estrutura vai permitir o aumento da capacidade de manuseamento do volume de carga dos actuais 100 mil TEU’s (contentores) para 252 mil TEU’s por ano, o que representa um crescimento na ordem dos 152 por cento.

O evento contou com a presença dos presidentes do Malawi e da Zâmbia, respectivamente Lazarus Chakwera e Hakainde Hichilema, cujos países são parte importante no uso do porto de Nacala.

Por outro lado, segundo disse Nyusi na inauguração, “espera-se, ainda, um aumento da capacidade de armazenamento em 8 mil TEU’s, bem como a atracação de navios de grande porte”.

O PR recordou na ocasião que “o porto de Nacala move as economias de Moçambique e dos países vizinhos, sendo que a estratégia de Moçambique circunscreve-se em envolver o utilizados na busca de soluções para os desafios actuais”.

O porto de Nacala beneficiou-se da “reconstrução do Cais Norte com 400 metros x 30 metros quadrados com profundidade de 14 metros, alargamento da estrada principal de acesso, construção de dois edifícios de cancelas de entrada na estrada principal, 2 edifícios de cancela na estrada alternativa, 2 edifícios de controlo de passagem, 4 edifícios das substações eléctricas e um sistema moderno de combate a incêndios”. (Aunício da Silva, em Nacala)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui