Nampula (IKWELI) – Quatro jovens da mesma família tentaram matar o próprio tio no bairro de Natikiri, nos arredores da cidade de Nampula, acusando-o de ser o culpado pelo insucesso nas suas vidas.
Os indiciados teriam ido a um curandeiro a fim de saber o porquê de terem vidas pacatas, ao que lhes foi dito ser o próprio tio, de 45 anos de idade, que impedia supersticiosamente o sucesso deles
“Nós fomos a um curandeiro fazer adivinha [consulta no bruxo] e lá falaram que quem está a fazer vocês não ficarem bem é vosso tio,” disse um dos sobrinhos do suposto feiticeiro.
Ainda de acordo com este indiciado, por cada membro da família que morresse, o tio prosperava financeiramente.
“Já morreram 10 pessoas da nossa família e a cada pessoa que perdesse a vida, meu tio se dava bem na vida, machambas dele aumentavam, colhia bons produtos, negócios dele davam certo, por isso, que nós agarramos a ele e torturamos para que esse cenário acabasse.”
A porta-voz da Polícia da República de Moçambique, Rosa Nilza Chaúque, disse que só não aconteceu o pior graças a intervenção da polícia.
“Os indivíduos amarraram o seu tio, começaram a batê-lo alegando que ele era praticamente de magia negra na família, é por isso que eles não se saíam bem na vida social. Não aconteceu o pior por conta dos vizinhos que denunciaram a polícia quando ouviram gritos vindos da casa do acusado,” concluiu a porta-voz. (Hermínio Raja)






