Nampula (IKWELI) – A Electricidade De Moçambique (EDM), na província de Nampula, diz que durante o primeiro semestre do corrente ano terá perdido cerca de 17 milhões de meticais em consequência de roubo de seus materiais.
Cristiano Neves, director da área de serviço ao cliente de Nampula, explica que maior parte desse material é do projecto “Energia para Todos”.
“Soubemos dos casos graças a denúncia da população e a liderança local,” disse a fonte, apontando o bairro de Muahivire como sendo um dos mais propensos a essas práticas.
Por exemplo, na semana passada, a Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, deteve 5 indivíduos, na zona de Namiteca, por roubo de material eléctrico.
“Estes têm-se dedicado a vandalização de PT’s [Postos de Transformação] e corte de fios de energia eléctrica, a polícia tendo tomado conhecimento, a partir de um trabalho coordenado com a EDM, foi possível a detenção dos mesmos,” disse a imprensa Rosa Nilza Chaúque, porta-voz da PRM em Nampula. (Virgínia Emília)