Tete (IKWELI) – O campo desportivo de Tete acolheu, na manhã deste sábado (16), os primeiros ensaios das delegações participantes da XII edição do Festival Nacional da Cultura, cuja abertura oficial está marcada para a próxima segunda-feira (18).
De forma preliminar, as delegações começaram a mostrar ao público o que será apresentado durante o evento, num ambiente de grande animação e expectativa.
A delegação de Nampula, por exemplo, fez-se presente sob liderança da diretora provincial da Cultura e Turismo, Jamila Bicá, que, com passos tipicamente macua, dançou até ao palco, acompanhando os artistas durante o ensaio.
A cidade de Tete, anfitriã do evento, transforma-se assim num espaço de encontro e partilha de saberes culturais, reunindo diversas expressões artísticas, como o Munahiwe e o Tufu, entre outras.
Segundo apurámos, várias delegações vão apresentar-se com indumentárias específicas, reforçando a sua identidade cultural e a diversidade que caracteriza o país.
À margem dos ensaios, Jamila Bicá destacou que a delegação de Nampula está a trabalhar para representar condignamente a província.
“Estamos na reta final dos preparativos, hoje foi o primeiro dia de ensaio e Nampula está pronta. Trouxemos 56 (cinquenta e seis) membros, incluindo 32 (trinta e dois) artistas que irão exibir treze expressões culturais. As máquinas estão afinadas e preparados para salvaguardar o bom nome da nossa região”, sublinhou.
A dirigente acrescentou ainda que o festival será, também, uma oportunidade de aprendizagem e intercâmbio cultural. (Malito João, em Tete)