Governo sem previsão de reabertura do centro de saúde : Nanhupo-rio ainda continuará sem cuidados de saúde

0
596

Nampula (IKWELI) – O sector de saúde da província de Nampula, extremo norte de Moçambique, continua sem datas para a reabertura da segunda maior unidade sanitária do distrito de Mogovolas, localizada no posto administrativo de Nanhupo-rio, encerrada devido as manifestações violentas ocorridas no país, bem como a desinformação sobre a cólera. 

Em conferência de imprensa, havida recentemente, o chefe de Saúde Publica no Serviço Provincial de Saúde, Geraldino Avalinho, revelou haver renitência por parte de alguns populares que não querem ver o centro reaberto. 

“No dia em que o centro seria reaberto, as pessoas que não querem que o centro seja aberto reapareceram e infelizmente acabaram inviabilizando a reabertura da unidade e isto fez com que nós entrássemos em confronto com a comunidade”.

A não reabertura do centro não só prejudica a comunidade do centro, mas também preocupa o sector da Saúde, pois, segundo explica, a falta de serviços básicos como a administração da vacina em crianças pode contribuir para o aparecimento de um surto. 

“Nós como sector ficamos preocupados porque podemos ter ocorrências de surtos ou outros problemas de saúde pública naquela área, tendo em conta que não estamos a fazer quase nada. É importante compreender que devíamos estar a oferecer vacinas às crianças para garantir que fiquem imunes, mas infelizmente não estamos a oferecer. É uma preocupação para nós, mas sobretudo para a própria comunidade que tem que percorrer distâncias para ter alguma assistência”.

No entanto, a fonte garante que decorrem negociações junto das comunidades, no sentido de compreender o verdadeiro motivo por detrás da resistência para a não reabertura do centro. 

“Neste momento não podemos trazer respostas sobre quando é que vamos reabrir, porque isto depende destes encontros desta auscultação que estão a ser feitass a nível do distrito para a reabertura do mesmo”.

Por conta do encerramento da unidade sanitária, a população de Nanhupo-rio é obrigada a percorrer 30 quilómetros até a vila sede de Nametil, Muatua ou Nametória, no distrito de Angoche para ter acesso aos serviços de saúde.

Importa referir que das oito unidades sanitárias existentes no distrito, a de Nanhupo-rio é a segunda com maior oferta de serviços que atendia cerca de 60 mil habitantes existentes naquele local. (Ângela da Fonseca)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui