Pela primeira vez na história : Campeão provincial de futsal terá prémio monetário 

Nampula (IKWELI) – Arranca no próximo fim-de-semana o campeonato provincial de futsal de Nampula da presente temporada desportiva, com a principal novidade a premiação monetária da equipa campeã e vice-campeão provincial.

Noutras épocas os campeões apenas lhes eram atribuídos os troféus e as respectivas medalhas, o que não era suficiente para proporcionar um dos maiores incentivos para um vencedor de uma competição, o dinheiro. Para este ano o campeão do provincial de futsal ganha, para além de troféus e medalhas, 50.000,00Mt (cinquenta mil meticais), e o vice-campeão encaixa 25.000,00Mt (vinte e cinco mil meticais).

Igualmente, a Comissão provincial de futsal de Nampula vai premiar, em dinheiro, a equipa melhor comportada no campeonato, o melhor marcador, bem como o jogador mais destacado na competição.

“Como sempre tenho dito, o futsal em Nampula está sempre a crescer, por isso nós ainda vamos fazer mais para o futsal atingir um nível mais alto. Nós temos tido muitas reclamações das equipas de que temos prémios, sim, taças, medalhas, mas nunca temos prémios monetários que motivam muito. Então, ouvir essas ideias e vimos que isso pode ser possível, apesar de não termos patrocinadores, e pedimos as próprias equipas a sacrificarem mais um pouco subindo taxas, o que não queríamos, mas como não havia patrocínio e as equipas gostam da modalidade, nós gostamos da modalidade, as equipas concordaram e acabamos tendo esse prémio em numerário,” explicou Gulam Mustafa, vice-presidente da comissão provincial de futsal de Nampula.

Grupo Desportivo Xicomu e Ferroviário de Nampula encontram-se na jornada inaugural

Este ano o campeonato provincial de futsal na mais populosa província de Nampula vai contar com 12 equipas participantes, as quais vão competir no sistema todos contra todos em duas voltas e, no final, a equipa que amealhar o maior número de pontos sagra-se campeão provincial.

O arranque da competição vai contar, coincidentemente, com o primeiro prato mais forte envolvendo as equipas bem cotadas no futsal de Nampula, nomeadamente, Grupo Desportivo Xicomu (GDX) e Ferroviário de Nampula, segundo ditou o sorteio realizado no pretérito fim-de-semana.

Recorde-se, as duas agremiações foram finalistas do recente terminado torneio Axinene da modalidade em que o GDX foi o grande vencedor por 4-1. 

O Grupo Desportivo Xicomu é o tradicional campeão provincial, por isso, de acordo com Mariano Arnaldo, representante do GDX, a equipa vai trabalhar para amealhar os primeiros três pontos da competição.

“Quis o destino que nos encontrássemos com o Clube Ferroviário e, vamos trabalhar para ver se começamos com o pé direito, isso quer dizer alcançar os três pontos, seria muito bom, porque o Ferroviário é uma grande equipa e as pessoas consideram que são os nossos rivais, embora no mundo da bola o que dita é o resultado. Então, vamos tentar limar algumas coisas que não estiveram bem no torneio Axinene, e vermos o que acontece”, disse Mariano Arnaldo, representante do GDX.

“É um grande jogo, não seria provável ser o primeiro jogo, mas quis o sorteio assim, temos que ir a frente, vamos jogar com uma grande equipa, campeã do torneio Axinenes. Dizer que as duas equipas vão se bater, vão dar o máximo e, nós vamos nos preparar para isso. As duas equipas já se conhecem, mas cada jogo é um jogo, a pressão é outra, são duas equipas sempre nas finais, por isso abrir já o campeonato é muito bom,” considera o mister Zainul, técnico do Ferroviário de Nampula.

Padaria Ayaan Fc terá palavra a dizer neste provincial

Depois de falhar até o terceiro lugar do torneio Axinenes, a equipa da Padaria Ayaan Futebol Clube promete entrar na sua máxima força na edição deste ano do campeonato provincial. No jogo da primeira jornada os padeiros cruzam caminho com a poderosa Academia Militar.

“Infelizmente terminamos o torneio de abertura em quarto lugar, não era o nosso desejo, mas assim aconteceu. Dizer que o torneio de abertura é mesmo para isso, avaliar as equipas, ver o seu andamento ao longo do torneio de abertura para perspectivarmos o campeonato provincial até o campeonato nacional”, disse Juliana Mujekere, técnica adjunta da Padaria Ayaan.

“Tivemos jogadores novos, e isso as vezes dificulta a criação de uma nova equipa, mas nós confiamos nos nossos rapazes e estamos num bom ânimo. Foi uma experiência muito boa e os meninos já estão crescidos e acredito que vamos entrar com todo gás no campeonato provincial”, acrescentou a desportista.

Januário Pastola promete corrigir má actuação de árbitros

Um dos pontos que dominou o sorteio estava relacionado com a má actuação de alguns árbitros escalados para ajuizar as partidas de futsal em Nampula. Em certo momento, os clubes, sobretudo os que se acham prejudicados, chegam a presumir que sejam árbitros movidos pela corrupção.

Para inverter aquela situação considerada que pode minar o desenvolvimento do futsal em Nampula, os representantes dos clubes pediram maior envolvimento da Comissão Provincial de Árbitros (COPAF).

Presente no acto do sorteio, o Presidente da Associação Provincial de Futebol de Nampula, Januário Pastola, tranquilizou aos clubes de que o que passou já passou, alegando que este ano os árbitros vão ajuizar os jogos de acordo com as leis de jogo. Aliás, Pastola não descarta a possibilidade de suspensão dos árbitros que não reúnam consenso de todos os clubes envolvidos no campeonato. Disse também que será um dirigente presente durante o decurso da competição.  

“É uma reclamação legítima, de quem precisa de socorro, por isso estou cá e prometi, como Presidente de Associação, para resolver esses casos. Significa que nós como direcção vamos averiguar todas as situações que vão ocorrer ou que ocorreram, e se for por unanimidade dos clubes de que há algo que não vai bem, nós iremos resolver esse caso,” disse Januário Pastola. 

“Creio que o campeonato deste ano vai ser diferente dos outros anos, porque já temos árbitros novos que vão beber as leis de jogo e esses estão muito motivados, pois dependem deles mesmos para chegar até nas competições internacionais. Estou convicto de que os clubes de futsal este ano estarão bem,” precisou o Presidente da Associação Provincial de Futebol de Nampula, entidade que, também, gere o futsal. (Constantino Henriques)

Hot this week

Homem foge após esposa dar à luz trigémeos em Nacala

Um individuo residente na cidade de Nacala, concretamente no...

Novas caras nos governos distritais: Há mexidos, nomeados e cessados em Nampula

Nampula (IKWELI) – Chegou a vez da província de...

De acordo com o ministro da Justiça: “ANAMALA” está a criar divisionismo entre os moçambicanos

Nampula (IKWELI) – O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais...

Viúvas continuam a enfrentar dificuldades financeiras e pedem socorro

Nampula (IKWELI) – Mulheres viúvas, que vendem comida confeccionada...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img