Nampula (IKWELI) – Por intermédio do governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, dezenas de crianças, representando instituições de ensino e centros de acolhimento, reuniram-se na tarde de segunda-feira (19) com os 8 autarcas da província e pediram maior investimento em iniciativas que garantam o bem-estar social.
Segundo disseram, estes investimentos devem ser feitos em áreas sociais, sobretudo em infra-estruturas escolares, hospitalares, espaços recreativos, segurança rodoviária [com a montagem de semáforos], saneamento do meio , combate a corrupção entre outras.
As crianças disseram-se tristes por haver petizes que não têm onde morar e sofrem diariamente, por isso “queremos apresentar o nosso pedido de atenção à formação e acompanhamento de crianças jovens e adolescentes”.
“Há crianças jovens e adolescentes que, ao invés de estar na escola, estão nas ruas vendendo alguma coisa para sobreviver. Assim, o tempo passa e não aprendem a ler nem escrever. Como crianças jovens e adolescentes, sentimos a necessidade de sermos encorajados a continuar, como crianças jovens, estudar com mais força e entusiasmo para construir o futuro melhor,” disseram os petizes aos governantes.
E o governador Abdula prometeu envidar esforços para que estes apelos se tornem em planos de acção, como também garantiu melhor articulação com os municípios de forma a que os planos de actividades incluam mais e de forma activa os direitos da criança, tanto é que “nos próximos tempos o governo da província vai trabalhar para que a criança viva com esperança, livre de criminalidade, casamentos prematuros, bandidagem, bem como um Nampula livre da corrupção”.
Os autarcas, por sua vez, afirmaram estarem a desenvolver acções para o bem-estar da criança, mas prometeram que vão incorporar as preocupações ali apresentadas nos seus programas de governação. (Redação)