Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, disse na manha desta terça-feira (20), que a economia da província está a reerguer-se, ainda que de forma receosa, após as manifestações pós-eleitorais que resultaram na destruição de bens e serviços, incluindo infra-estruturas do comercio.
“Não vou dizer de forma acelerada, mas estamos a acordar, estamos a reacender uma vez que já se vislumbra a paz, não temos acompanhado ainda aqueles actos extremos que tivemos em Dezembro e no início de Janeiro estamos a entrar em estabilidade. Mas neste momento temos que recuperar as infraestruturas públicas principalmente,” disse Abdula na localidade de Cazuzu, distrito de Murrupula, durante uma visita a empresa de exploração mineira.
A fonte recordou que a recuperação da economia “está a acontecer,” reconhecendo que “é verdade que ainda de uma forma tímida, mas está a acontecer naquilo é que o apoio das pequenas e médias empresas, através de fundo do Banco Mundial, Fundo Catalítico e outros que as pessoas estão a se inscrever para receber, mas tudo é em processo e leva seu tempo”.
A empresa visita pelo governador em Cazuzu dedica-se a produção de minérios para construção, como a pedra e seus derivados.
“A empresa tem 25 trabalhadores, são todos moçambicanos, são jovens de idade compreendida entre os 25 a 40 anos de idade, isto é um indicador bom para mim como governador da província, muito bom que a empresa esteja a privilegiar os jovens,” anotou Abdula, que ficou lisonjeado pelo facto de a mesma unidade fabril estar a empregar, de grosso modo, mulher, incluindo em posições de direcção e chefia. (Redação)