A vandalização de tubagens de água na cidade de Nampula, maior autarquia do norte de Moçambique, está a trazer prejuízos acentuados a empresa Águas da Região Norte (AdRN), entidade que gere o sistema de abastecimento de água da urbe.
Segundo soubemos, a tubagem, também, está obsoleta, o que acelera a vandalização, como também o desperdício de água que acaba corroendo as vias de acesso numa lenta erosão.
Os bairros de Mutauanha, Murrapaniua, Carrupeia e Namutequeliua são os que mais sofrem com esta situação, chegando a atravessar meses sem que a água da rede jorre nas suas torneiras.
“Mesmo assim temos uma equipa pronta para reparar essas fugas derivadas por obsolência da rede de abastecimento de água potável e acreditamos que este problema não está associado a falta de da mesma”, explica Capitine Ernesto, administrador da AdRN, assegurando que “estamos a trabalhar fortemente para o combate cerrado das perdas físicas e comerciais por causa de vandalizações e roubo de água que nos preocupa, continuaremos a trabalhar para qualquer eventualidade”. (Nelsa Momade)