Nampula (IKWELI) – Depois de uma manhã, aparentemente calma, os ânimos tomaram conta dos manifestantes e da polícia das cidades de Nampula e Nacala, o que desaguou em disparos.
Pelo menos na cidade de Nampula, o Ikweli observou que agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) empunhavam armas com balas verdadeiras, sendo os que tinham munições de gás lacrimogénio eram poucos.
Da cidade de Nacala, o relato do nosso correspondente não é diferente, anotando que os principais palcos de confrontos não deixariam de ser o bairro de Mathapue e o mercado de Juma.
Na capital provincial, o confronto do princípio da tarde teve palco na rotunda do aeroporto, local onde um contingente especializado da PRM esperava pelos manifestantes.
Nossas fontes no local disseram que “a polícia estava a disparar para dispersar os manifestantes”.
Igualmente, uma criança foi atropelada pela polícia, a qual não prestou os primeiros socorros [como mandam as boas maneiras e a lei], como também pôs-se em fuga. O carro que atropelou a criança era um Hummer esverdeado.
A vítima, de 8 anos de idade, teve de ser socorrida por curiosos, que encontravam-se no local, para uma unidade sanitária.
“A polícia só pegou o carro e foi embora, não ajudaram aquela criança”, disse uma fonte no local. (Felismina Maposse)