Erosão: O grande entrave para a mobilidade na periferia de Nampula

Nampula (IKWELI) – Os bairros periféricos da cidade de Nampula, no norte de Moçambique, enfrentam o fenómeno da erosão de forma severa, havendo zonas, sobretudo as de expansão e parte dos bairros mais antigos, que não são transitáveis.

Alguns moradores são obrigados a deixar as suas viaturas a distâncias enormes para as suas residências, por conta da degradação e erosão que consome as vias de acesso.

Os bairros de Marrere Expansão, Murrapaniua, Muhala Expansão, Muahivire Expansão, Napipine, Natikiri e Mutauanha são exemplos desses pontos em que a erosão tomou conta de tudo.

Este fenómeno agudiza-se com as chuvas e na presente época, a situação ficou ainda mais complicada.

A reportagem do Ikweli visitou o bairro de Murrapaniua, na periferia da urbe, e o cenário que encontrou é desolador.

Por exemplo, nesse bairro, chegar a unidade comunal de Terrene C tornou-se quase que impossível, incluindo a pé, porque a erosão está a abrir crateras enormes.

Os residentes de Terrene C tem a sua mobilidade comprometida e chegar ao mercado do Waresta, tornou-se um martírio.

“Quando chove, a situação provocada pelas águas não é das melhores, porque a corrente das águas ameaça demolir até às residências. Aqui estamos a passar muito mal, isso piora muito quando chove”, disse Maurício Dinis, que vive em Terrene C.

Ainda em Terrene C, entrevistamos a senhora Yura Aurélio, a qual disse que para chegar ao seu local de serviço, que fica no centro da cidade de Nampula, deve caminhar por algumas horas, o que a obriga a acordar ainda mais cedo.

“Eu sempre chego atrasada no serviço, porque o homem de táxi que vinha me buscar agora já não aceita descer até aqui na baixa, devido a degradação desta nossa via de acesso, isso nos faz sofrer muito, para quem sai do mercado do Waresta se tentar passar aqui em Terrene, muito mais se for em tempo chuvoso, pode pensar que é um riacho, enquanto é a erosão que tomou conta desta unidade comunal”.

O mesmo sentimento é partilhado pelo jovem Tácio Manuel, que lidera uma equipa desportiva local, o qual fez saber ao Ikweli que “o campo que a gente usava para diversão que está perto da escola Secundária de Terrene está todo ele estragado e não tem cura por causa desta mesma erosão”. (Malito João)

Hot this week

Pelo menos 63 Naparamas rendem-se em Mutuali

Mutuali (IKWELI) - Um total de 63 Naparamas renderam...

Cidade de Nampula: Município dá garantias de intervenção na via da barragem para breve

Nampula (IKWELI) – Há anos que os utentes da...

Em meio a realização de AP’s: Professores de Murrupula exigem pagamento de horas extras de 2023

Nampula (IKWELI) – As Avaliações Provinciais iniciaram com um...

CNJ debate manutenção da paz e inclusão juvenil

Nampula (IKWELI) – O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) promoveu na manhã da últimasexta-feira...

Parturientes dormem no chão no centro de Saúde 25 de Setembro em Nampula

Nampula (IKWELI) – Parturientes do Centro de Saúde 25...

Topics

Pelo menos 63 Naparamas rendem-se em Mutuali

Mutuali (IKWELI) - Um total de 63 Naparamas renderam...

CNJ debate manutenção da paz e inclusão juvenil

Nampula (IKWELI) – O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) promoveu na manhã da últimasexta-feira...

Parturientes dormem no chão no centro de Saúde 25 de Setembro em Nampula

Nampula (IKWELI) – Parturientes do Centro de Saúde 25...

Capturado líder dos Naparamas em Mutuali

Nampula (IKWELI) - O que se chamaria de vitória...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img