Nampula (IKWELI) – Pelo menos 11 pessoas perderam a vida vítimas de cólera nos distritos de Memba e Eráti, a norte da província de Nampula, no período entre 3 de setembro ano passado e 7 do corrente mês.
Jaime Miguel, chefe do departamento de Saúde Pública, na direcção provincial da Saúde de Nampula, disse ao Ikweli que a situação é preocupante, sobretudo no distrito de Memba, onde alguns pontos são inacessíveis por conta da insegurança e medo.
Em termos de casos cumulativos, Memba já registou 301 casos e Eráti 184
“Nos últimos dias, temos registados 2 a 3 casos de cólera, e nas últimas 24 horas Eráti e Memba tiveram 3 casos da doença,” disse a fonte.
Além dos casos em Eráti e Memba, Moma, também, regista, segundo Jaime Miguel, grandes chances de decretar o fim da cólera. “Desde o início de setembro do ano passado a nossa província está a registar casos de cólera. No princípio, tínhamos casos em Moma, Memba e Eráti, e estes dois últimos distritos continuam a registar casos, sendo que em Moma temos muitas chances de se decretar o fim da cólera, porque estamos há pelo menos duas a três semanas sem registos de doentes ”.
A fonte ainda frisou que há um trabalho multissetorial que está a ser feito com vista a erradicar a cólera.(Virgínia Emília)





