Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Ciências (FC) da Universidade Rovuma (UniRovuma) já conta com um laboratório de produtos naturais bioactivos, equipado com um sistema para extracção de óleos essenciais a partir de plantas aromáticas.
O facto foi anunciado pelo Prof. Lázaro Cuiníca, director-adjunto de Pesquisa na Faculdade de Ciências, o qual afirmou, ainda, que a instalação do mesmo enquadra-se no âmbito do Projecto Específico 156 (PE 156), financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Institucional (FDI).
O laboratório é o primeiro a ser instalado no norte de Moçambique, e prestará serviços de ensino e pesquisa para as Instituições de Ensino Superior (IES) e de Investigação Científica interessadas e baseadas na região supra e centro do país.
Cuiníca acrescentou que o sistema tem a capacidade de produzir 560 mililitros de óleos essenciais por dia. Os óleos são substâncias químicas bioactivas, extraídas de plantas aromáticas e medicinais com alto valor terapêutico, cosmético e comercial.
O equipamento laboratorial e o respectivo sistema extrator de óleos foram fornecidos pela empresa EcEducation, uma empresa moçambicana, sendo de fabrico sul-africano.
A nossa fonte sublinhou que o laboratório irá ajudar a UniRovuma no aumento da capacidade de pesquisa a partir de produtos naturais e angariação de fundos através de prestação de serviços a outras IES e de Investigação Científica.
Docentes e pesquisadores em número de 14 e 11 estudantes de Química e Biologia foram capacitados para manejar o equipamento, a partir do qual já foram produzidos 320 mililitros, desde a sua instalação em finais do ano passado. (Redação)





