Entra em funcionamento: Clínica de apoio e tratamento de usuários de drogas em Nampula

Nampula (IKWELI) – Entrou em funcionamento na última sexta-feira (28) do mês de Fevereiro a clínica de apoio e tratamento de usuários de drogas na cidade de Nampula, uma iniciativa que se espera venha a retirar do mundo do consumo de estupefacientes muitos jovens do maior centro urbano do norte de Moçambique.

Plácido Pereira, Secretário de Estado na província de Nampula, foi quem inaugurou o estabelecimento, anotando que o número de usuários de drogas continua a constituir uma enorme preocupação para o governo e a sociedade.

“O número de usuários de drogas diversas na província, apesar de registar uma pequena redução de 3986 em 2023 para 3721 em 2024, ainda constitui preocupação, então esta unidade de tratamento que hoje inauguramos destina-se ao tratamento de usuários de heroína, cuja meta anual de diagnóstico e tratamento é de cerca de 400 pacientes e até ao momento estão inscritos 37 usurários, dos quais 26 estão em tratamento.”

No contexto da inauguração da unidade de apoio e tratamento de usuários de drogas, Plácido Pereira apelou o envolvimento da sociedade para o desencorajamento do uso de drogas, pelo seu impacto negativo na saúde e não só, por isso que “exortamos aos usuários de drogas ainda não inscritos para o fazerem e seguirem com rigor e paciência as orientações médicas para o tratamento, pois só assim poderão ser livres. Nesta unidade existe uma equipa de profissionais preparada para fornecer um atendimento apropriado e de forma empática de cuidados de saúde como perturbações mentais, HIV/SIDA, Hepatites, entre outras”.

Em representação do ministério da Saúde, Selma Adom, reconheceu que as drogas são uma preocupação no país e as faixas etárias mais preocupantes são jovens em idade activa que por várias razões juntam-se a comportamentos de abuso de substâncias.

“A direção nacional de Saúde Pública está preocupada, porque isso afecta o indivíduo em si e também a comunidade em geral. Temos locais mapeados com maiores incidências como zonas recônditas isoladas, nas escolas e por isso tem havido várias iniciativas no sentido de conscientizar a comunidade escolar e arredores sobre esta problemática.”

Na mesma abordagem, o director da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), Adelino Chirindza, disse que o país conta com apenas dois (02) centros de apoio e tratamento de usuários de drogas, de um total de (04) que se pretende instalar.

“Ao nível da cidade de Nampula, com uma população geral de cerca de 1.3 milhões de habitantes, a população usuária de droga tem enfrentado várias dificuldades não só do ponto de vista da discriminação, prisões arbitrárias e por aí em diante, mas também a falta de um local onde podem ter acesso a terapia de substituição.”

Chirindza compreende, igualmente, que o envolvimento das organizações da sociedade civil, tem estado a mitigar o consumo e o impacto das drogas, além da luta pela estigmatização e vitimização ao nível da província de Nampula. (Nelsa Momade)

Hot this week

Alunos “desviados” para receber Chapo

Nampula (IKWELI) – Várias escolas da cidade de Nampula...

Chapo promete criar condições para que Moçambique não viva conflitos pós-eleitorais continuamente

Nampula (IKWELI) – O Presidente da República (PR), Daniel...

Está para breve a reposição do acesso ao distrito de Muecate

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img